Confira toda a programação do Festival do Rio 2011

Serão mais de 350 filmes sendo exibidos na cidade de 6 a 17 de outubro

iG Rio de Janeiro |

Começa na próxima quinta-feira (6) o Festival do Rio , com mais de 350 filmes sendo exibidos em diferentes pontos da cidade. Reafirmando o compromisso de trazer ao público as filmografias de diretores reconhecidos, este ano haverá retrospectivas do mestre do terror italiano Dario Argento – em parceria com o CCBB - e do premiado cineasta húngaro Béla Tarr, além de uma homenagem ao documentarista chileno Patricio Guzmán, que recebe o prêmio Fipresci de Personalidade Latino Americana.

Produções dos mais diversos países prestigiam o Festival. E nesta edição haverá ainda um foco especial dedicado à Itália, com uma seleção especial de filmes da última temporada. A Semana da Crítica do Festival de Cannes, ao completar 50 anos, traz ao Rio uma seleção dos melhores filmes brasileiros e franceses exibidos por lá nestas cinco décadas.

A Midnight Movies se desdobra este ano em duas outras vertentes: Midnight Terror e Midnight Música e se juntando as tradicionais mostras do Festival, que traz ainda Imagens de Israel e Made in USA como novidades.

E o circuito do Festival do Rio aumenta a cada ano, levando a festa do cinema para outras regiões da cidade. “ O Mundo no Complexo do Alemão” vai levar – pela primeira vez – ao Cine Carioca, dentro da UPP do Alemão, a festa de filmes do Festival do Rio, com filmes de vários países. Da mesma forma, o Cine Tela, projeto de tenda de cinema, será montada em Realengo, aberta ao público que verá produções internacionais e nacionais.

Estes novos projetos se juntam ao já tradicional Cinema Livre, que ocupa praças e locais em diversas comunidades com projeções públicas gratuitas. Enquanto a festa acontece nas salas de projeção, o Rio-Market congrega profissionais do universo audiovisual do mundo todo. As oficinas, seminários e encontros profissionais serão este ano no Armazém da Utopia, no Cais do Porto, recebendo um público amplo de profissionais do audiovisual, advogados, produtores, publicitários além de estilistas do cinema, fotógrafos, roteiristas entre outros. Um encontro que, durante 10 dias, discute sobre os mais variados aspectos da indústria cinematográfica.

Relação completa dos filmes do Festival do Rio 201 1.

AE
Salas de cinema de toda a cidade estarão envolvidas na programação do Festival do Rio

    Leia tudo sobre: festival do riocinemafilmes

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG