Coppola, Gondry e Wes Anderson estão entre destaques do Festival do Rio 2012

Evento terá retrospectiva de John Carpenter e cópia restaurada de filme mudo de Alfred Hitchcock; ator Jeremy Irons e diretor Rolland Joffé virão ao Brasil

iG São Paulo |

Jeremy Irons
Jeremy Irons: ator britânico virá ao Rio de Janeiro

A organização do Festival do Rio anunciou nesta terça-feira (11) a lista geral de filmes da programação 2012, que se estende de 27 de setembro a 11 de outubro. Estão previstas 400 obras de mais de 60 países, de produções internacionais inéditas no país à competição de longas-metragens brasileiros , exibidos em cerca de 30 salas da cidade. "Gonzaga – De Pai para Filho" , cinebiografia do rei do baião dirigida por Breno Silveira, será a atração da abertura.

Siga o iG Cultura no Twitter

Estão confirmadas as vindas, entre outros, do ator britânico Jeremy Irons, do cineasta inglês Roland Joffé, do francês Leos Carax, que exibiu "Holy Motors" em Cannes, da artista plástica sérvia Marina Abramovic e da dupla Jonathan Dayton e Valerie Faris, os diretores de "A Pequena Miss Sunshine", que trazem ao Brasil a comédia romântica "Ruby Sparks: A Namorada Perfeita". O roteirista Frank Spotnitz, das séries "Arquivo X" e "Millenium", ministrará um workshop no RioMarket, evento paralelo voltado para o mercado.

Indicado ao Oscar por "A Missão" e "Os Gritos do Silêncio", Joffé vai mostrar em primeira mão "There Be Dragons", drama sobre a Guerra Civil Espanhola que tem a participação de Rodrigo Santoro. O ator brasileiro também integra o elenco de "Hemingway & Gellhorn" , com Clive Owen e Nicole Kidman nos papéis-título.

Divulgação
Val Kilmer e Elle Fanning em "Twixt", terror de Francis Ford Coppola

Leia também:  Festival do Rio 2012 divulga filmes da Premiere Brasil

O Festival do Rio homenageará quatro diretores: John Carpenter, mestre do cinema de horror, será alvo de uma retrospectiva; sete curtas do veterano Manoel de Oliveira entram na programação; o diretor brasileiro Alberto Cavalcanti, famoso por sua carreira no exterior entre os anos 1930 e 1950, terá parte de sua obra redescoberta; e o português João Pedro Rodrigues verá nove de seus filmes exibidos. Por conta do Ano de Portugal no Brasil, o país ganha destaque especial, assim como produções recentes britânicas, incluídas na mostra "Foco Reino Unido". Também está confirmada a cópia restaurada de "The Pleasure Garden" (1925), da fase muda de Alfred Hitchcock.

Divulgação
"In the Land of Blood and Honey", estreia na direção de Angelina Jolie

Extensa, a lista de filmes na programação inclui o novo trabalho de Francis Ford Coppola, o terror "Twixt" ; "Another Year", de Mike Leigh, indicado ao Oscar de melhor roteiro em 2011, ainda inédito no país; "Pietà" , do sul-coreano Kim Ki-Duk, vencedor no último final de semana do Festival de Veneza ; "César Deve Morrer" , dos irmãos Taviani, ganhador de Berlim ; "In the Land of Blood and Honey" , estreia na direção de Angelina Jolie; "Moonrise Kingdom" , do cultuado Wes Anderson; "Post Tenebras Lux" , de Carlos Reygadas, que causou sensação em Cannes; "O Segredo da Cabana" ("Cabin in the Woods"), suspense escrito por Joss Whedon, diretor de "Os Vingadores" ; "O Nós e o Eu", do francês Michel Gondry; e "Mekong Hotel", do tailandês Apichatpong Weerasethakul, ganhador da Palma de Ouro por "Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas" .

No campo da música, destaque para os documentários "Michael Jackson Bad 25" , a respeiro do disco clássico do Rei do Pop, dirigido por Spike Lee (que também comparece com sua última ficção, "Red Hook Summer"); "Marley" , sobre a vida da lenda do reggae; e "Neil Young Journeys", mais uma colaboração do roqueiro com o cineasta Jonathan Demme.

Leia também:  “A Hora e a Vez de Augusto Matraga” vence Festival do Rio 2011

"Trata-se do evento de cinema mais importante da América Latina", afirma Sérgio Sá Leitão, diretor-presidente da RioFilme, no material de divulgação do festival. "É uma grande vitrine para a produção nacional e uma oportunidade para a população carioca ver o que há de melhor no cinema internacional."

O início da venda de pacotes de ingressos para o Festival do Rio deve ser anunciado na próxima semana. Conheça a lista de filmes selecionados para a Première Brasil .

    Leia tudo sobre: festival do riocinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG