Revolução em 3D vem do documentário, e está no Festival de Berlim

Wim Wenders e Werner Herzog escolhem o formato para filmes sobre a dançarina Pina Bausch e pinturas numa caverna

Mariane Morisawa, enviada especial a Berlim |

Os alemães Wim Wenders e Werner Herzog são cineastas obrigatórios das últimas décadas. O primeiro fez, entre outros, "Paris, Texas", "Asas do Desejo" e "O Amigo Americano". O segundo dirigiu "O Enigma de Kaspar Hauser", "Aguirre, Cólera dos Deuses" e "Fitzcarraldo". São filmes que influenciaram gerações de diretores. Ambos estão na casa dos 60 anos e procurando inventar coisas novas. E ambos fazem isso com dois documentários em 3D, exibidos na sessão oficial do Festival de Berlim 2011 , mas fora de competição. A tecnologia, usada basicamente em filmes de ação para deslumbrar o espectador, é perfeita, acreditam Wenders e Herzog, para o gênero.

Wenders já fez uma experiência com o curta-metragem "If Buildings Could Talk", apresentado na última Bienal de Arquitetura de Veneza, encerrada em novembro. Nele, o cineasta literalmente transportava o espectador para o prédio do Rolex Learning Center, desenhado pelo escritório SANAA. Agora, Wenders aplica o mesmo princípio em "Pina", sobre a coreógrafa alemã Pina Bausch, um dos nomes fundamentais da dança contemporânea e morta em 2009. Desde que viu o show do U2 em 3D, em 2007, achou que era o único jeito de captar o espírito da arte de Bausch.

Em "Cave of Forgotten Dreams", Werner Herzog filma o interior da caverna Chauvet Pont d’Arc, no sul da França, que, acredita-se, abrigam as mais antigas pinturas e desenhos rupestres, com mais de 30 mil anos. Ela contém cerca de 400 murais e foi descoberta apenas em 1994. Quase ninguém tem acesso ao espaço, pois a respiração altera as pinturas. Herzog foi escolhido para eternizar e divulgar para o grande público essa arte e escolheu o 3D para ser fiel às dimensões espaciais da caverna.

    Leia tudo sobre: festival de berlim3ddocumentáriowim wendersherzog

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG