Indonésio "Kebun Binatang" mistura realidade e imaginação

Longa-metragem dirigido por Edwin é simpático ao mostrar garota abandonada em zoológico

Mariane Morisawa, enviada especial a Berlim |

“Kebun Binatang”, do indonésio Edwin, não mudou muito o quadro da competição do Festival de Berlim 2012 , depois de ser exibido para a imprensa na manhã desta quinta-feira (15). O filme, em que o que parece a realidade e a imaginação se misturam, volta a falar de amor e família, dois temas em voga nesta edição.

Divulgação
Ladya Cheryl e Nicholas Saputra, o mágico vestido de caubói, em "Kebun Binatang"
Lana (Ladya Cheryl) é abandonada pelo pai no zoológico de Jacarta. Lá, sua família é formada pelos cuidadores dos animais e pelos animais que estão ao seu redor. Seu maior sonho? Tocar a barriga de uma girafa.

Um dia, aparece um Mágico (Nicholas Saputra), ao mesmo tempo em que quem mora no zoológico precisa sair. Ela então se aventura pela primeira vez fora daquele mundo cercado e protegido pelas feras selvagens onde vivia – mas será que o mágico vestido de caubói é real ou não?

Siga o iG Cultura no Twitter

Lana acaba descobrindo que a vida em meio aos bichos é muito mais fácil do que lidar com seres humanos. Conduzido com distanciamento emocional – a personagem sonha, mas não parece ter sentimentos fortes em relação a nada –, o filme conta com imagens lindas da atriz Ladya Cheryl com girafas e tigres. Tem uma atmosfera estranha, meio suspensa no ar. É simpático, mas não provoca emoções fortes.

Na coletiva de imprensa que se seguiu à exibição, o cineasta falou por que escolheu o zoológico como cenário. “Sempre tive muito interesse no zoológico. Ir ao zoológico em Jacarta, uma cidade muito populosa, é encontrar a solidão. E também você pode encontrar uma pequena fração da Indonésia no zoológico.”

Edwin também explicou por que a girafa tem papel preponderante. “Ela representa a personagem sonhadora.”

Leia também: Na metade, competição de Berlim tem filmes bons, mas não sensacionais

    Leia tudo sobre: festival de berlimcinemaedwinKebun Binatangindonésia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG