Filme russo foca tragédia de Chernobyl

Lealdade ao Partido Comunista e busca da personalidade no "sábado inocente"

Mariane Morisawa, enviada especial a Berlim |

Divulgação
"Innocent Saturday", do russo Alexander Mindadze: corrida pela vida em meio a casamento
“V Subbotu” (“Innocent Saturday”, ou sábado inocente, em tradução livre), coprodução Rússia-Ucrânia-Alemanha dirigida por Alexander Mindadze, se passa no dia 25 de abril de 1986, o dia em que aconteceu a explosão no reator de Chernobyl. O filme foi exibido friamente na sessão de imprensa na manhã desta segunda-feira (14) na competição do Festival de Berlim 2011 .

Muita gente pode não ter gostado, mas a verdade é que o longa-metragem tem seus momentos. Valery Kabysh (Anton Shagin) é um jovem membro do Partido Comunista, ainda no poder na época na então União Soviética, e descobre que a explosão é grave e ameaça toda a população. Os dirigentes do partido, porém, resolvem esconder do povo o que realmente está acontecendo e fazem Valery prometer que nada vai contar. Fiel à organização, ele jura. Vai à cidade procurar por Vera (Svetlana Smimova-Marcinkevich), para fugirem. Ela enrola, não encontra o passaporte, quebra o salto do sapato. Perdem o trem. Voltam a um restaurante onde estaria seu passaporte. E lá ficam enredados pelo casamento de amigos.

Com a aproximação da tragédia, Valery redescobre seu velho eu. O público vai conhecendo-o pelo caminho: no início, não fica claro quem ele é, o que fez, qual sua personalidade real. Sufocado pela fidelidade ao partido, ele perdeu-se de si mesmo. A trama é ainda mais irônica porque não muito tempo depois, o comunismo como era conhecido acabou.

O diretor abusa das imagens confusas, frenéticas, em que não se vê quase nada. No começo, quando o personagem corre desvairadamente pelas ruas da cidade, o estilo é intrigante, mas acaba cansando. Também causam estranheza certas reações exageradas dos personagens. Mas, ao mesmo tempo, o cineasta capta a energia e a dramaticidade dos festejos que precedem a tragédia.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG