Festival de Berlim: 'Barbara' é favorito dos críticos

Filme mostra a história de uma médica na Alemanha Oriental dos anos 1980

Mariane Morisawa, enviada especial a Berlim |

Se dependesse dos críticos de vários países consultados pela “Screen International”, “Barbara”, de Christian Petzold, levaria o Urso de Ouro do Festival de Berlim 2012 . O drama sobre uma médica transferida contra sua vontade para uma pequena cidade na Alemanha Oriental dos anos 1980 está na frente do quadro de cotações da revista, com média 3,3.

Divulgação
Cena de 'Barbara'

Em segundo vem “Cesare Deve Morire”, dos irmãos Paolo e Vittorio Taviani, com 3, e, em terceiro, “Tabu”, do português Miguel Gomes, com 2,9. Em quarto, fica “L’Enfant d’en Haut”, de Ursula Meier, com 2,6, seguido de perto por “À Moi Seule”, de Frédéric Videau, com 2,5.

A sexta posição tem “Was Bleibt”, dirigido por Hans-Christian Schmid, com 2,4. Em sétimo, estão empatados “Les Adieux à La Reine”, de Benoît Jacquot, “Aujourd’hui”, de Alain Gomis, e “Jayne Mansfield’s Car”, de Billy Bob Thornton, todos com 2,1. A oitava posição traz “Captive”, de Brillante Mendoza, e “Postcards from the Zoo”, de Edwin, ambos com média 2.

“Metéora”, de Spiros Stathoulopoulos, e “Bai Lu Yuan”, de Wang Quan’an, ocupam o nono lugar, com 1,9. Por último, vem “Dictado”, de Antonio Chavarrías, que conseguiu média 1.

A votação ainda não leva em conta “Csak à Szél”, de Benice Fliegauf, “Gnade”, de Matthias Glasner, “En Kongelig Affære”, de Nikolaj Arcel, e “Rebelle”, de Kim Nguyen.

Leia também: "Haywire" diverte com surras de Gina Carano em galãs

Participam do quadro os críticos Scott Foundas, da revista americana “Film Comment”, Derek Malcolm, do jornal britânico “London Evening Standard”, Nick James, da revista britânica “Sight & Sound”, Tim Robey, do jornal britânico “The Daily Telegraph”, José Carlos Avellar, do site brasileiro “Escrevercinema.com”, Bo Green Jensen, do dinamarquês “Weekendavisen Berlingske”, Jan Schulz-Ojala, do jornal alemão “Der Tagesspiegel”, e a equipe da “Screen International”.

    Leia tudo sobre: Festival de Berlimcinema

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG