Confirmando o favoritismo, as seleções femininas de vôlei de Japão e Sérvia asseguraram nesta sexta-feira suas vagas nos Jogos Olímpicos de Pequim. Os dois time venceram seus compromissos pelo Pré-Olímpico Mundial nesta madruagada e seguem invictas na competição, com dez pontos em cinco jogos.
Dono da casa, o Japão derrotou a rival Coréia do Sul por 3 sets a 1, parciais de 25/20, 25/19, 21/25 e 25/13. “Este é um grande objetivo para mim e para o time. Quero fazer o melhor agora”, comentou a atacante Megumi Kurihara.
Técnico do time, Shoichi Yanagimoto promete que o Japão não irá fazer apenas figuração na competição mais importante da temporada. “Cada jogadora fez do seu jogo um ponto crítico. Esse é o principal fator que nos fez conseguir a classificação para a Olimpíada. Agora vamos treinar mais e tentar dar o nosso melhor na Olimpíada”, destacou.
Medalhista de bronze no último Mundial, a Sérvia teve um jogo ainda mais tranquilo nesta sexta, atropelando Porto Rico por 3 sets a 0, parciais de 25/12, 25/18 e 25/18. Esta é a primeira vez que o país se classifica para uma edição dos Jogos Olímpicos. “Temos agora que fazer algo realmente especial. Estamos muito, muito felizes”, afirmou o técnico Zoran Terzic.
Com uma vitória por 3 a 1, parciais de 18/25, 25/14, 25/19 e 25/23, a Polônia chegou aos nove pontos conquistados e se aproxima de Pequim - restam apenas duas vagas na competição. Coréia do Sul e República Dominicana, que bateu o Cazaquistão por 25/20, 25/22 e 25/17, possuem sete pontos e ainda sonham com a classificação. Tailândia e Porto Rico possuem seis, um a mais que o Cazaquistão.
Além de Japão e Sérvia, outros oito times já estão com vaga garantida no vôlei feminino de Pequim-2008: China (país-sede), Itália, Brasil, Estados Unidos, Venezuela, Rússia, Cuba e Argélia.