Na natação, o competidor pode usar qualquer estilo e descansar em objetos inanimados como uma bóia. A perda da touca fornecida pela organização causa uma punição a quem violou a regra.
Depois, os atletas partem para o ciclismo, onde só podem sair caso estejam com o capacete colocado e afivelado. É proibida a utilização do zigue-zague para evitar a ultrapassagem de um oponente. A utilização do vácuo de outros competidores só é permitida se eles forem do mesmo sexo. Em caso de problema mecânico ou troca de rodas da bicicleta, o atleta deve resolver o problema sozinho. Depois, é realizada a prova do atletismo, onde não é permitido que um competidor atrapalhe o desempenho de seu oponente.
O cartão amarelo no triatlo significa uma notificação ao atleta cujo número for dito pelo árbitro da competição. Já o cartão vermelho significa desclassificação imediata.
Forma de disputa:
Nos Jogos Pan-Americanos, o percurso do triatlo é
de 1,5km de natação, 40km de ciclismo
e 10km de corrida. Ganha quem completar a disputa no
menor tempo possível.
Classificação:
Na prova masculina serão 40 atletas. Na feminina,
30 brigarão pelo ouro. Cada país poderá
ter até três atletas em cada uma das provas,
desde que obedeçam os critérios de classificação.
Apenas o Brasil já possui as três vagas
garantidas.
Os outros classificados serão definidos nos Jogos
Centro-americanos e do Caribe, Jogos Sul-americanos
de 2006, Campeonato Centro-americano e do Caribe de
Triatlo de 2007, Campeonato Sul-americano de Triatlo
de 2007, rankings da UTI e Confederação
Pan-americana de triatlo e por convites.
A Confederação Brasileira de Triatlo decidiu instituir um ranking para definir os três atletas do masculino e feminino que representarão o Brasil nos Jogos Pan-americanos. Essa lista levou em conta os resultados em sete provas escolhidas disputadas durante 2006. A última delas ocorreu em novembro e definiu as equipe que contará com Mariana Ohata, Carla Moreno, Sandra Soldan, Juraci Moreira, Antônio Marcos da Silva e Virgílio de Castilho.