futebol
Data: 14 a 26 de julho de 2007
Local: Estádio
do Maracanã e outros a definir.
Provas: masculino
e feminino.
Regras: O jogo
é disputado por dois times, cada um deles formado por
no máximo 11 jogadores, um dos quais atuará como goleiro.
Permite-se até três substituições por equipe. As partidas
têm dois tempos de 45 minutos. A equipe que marcar maior
número de gols sairá vitoriosa.
Todo jogador é considerado impedido se estiver mais perto da linha de fundo adversária do que a bola - exceto se: a) estiver em seu próprio campo; b) houver pelo menos dois adversários entre ele e a linha de fundo, mesmo que estejam na mesma linha; c) estiver recebendo a bola de um tiro de meta, um escanteio, um arremesso lateral ou bola ao chão.
Os jogadores podem ser advertidos com um cartão amarelo. Caso a infração seja grave, o atleta pode ser expulso pelo árbitro, que mostrará um cartão vermelho para sinalizar sua decisão.
Forma de disputa: O mais profissional de todos os esportes é o que tem provocado mais polêmica na organização do Rio-2007. Uma rixa entre a Concacaf e a Conmebol emperra a divulgação de informações sobre a modalidade no Pan. Enquanto a entidade sul-americana pretende que as seleções sub-17 disputem os Jogos, a Confederação da América do Norte, Central e do Caribe quer que as equipes sub-22 representem os países no Rio de Janeiro.
Classificação: Mesmo sem consenso com a Concacaf, a Conmebol decidiu que os países sob sua tutela usarão equipes sub-17 no Rio-2007. Os seis participantes da região sairão do Sul-americano, que será realizado em março de 2007. Já a América do Norte ainda não divulgou como serão definidos seus representantes.