badminton
Data: 14 a19 de julho de 2007
Local: Pavilhão
4 do Complexo Esportivo Riocentro
Provas: feminino
e masculino
Regras: Bastante
popular na Ásia, o badminton é o esporte de raquete
mais rápido do mundo e bastante semelhante ao tênis
em vários aspectos. Praticada em uma quadra de 13,4m
de comprimento por 5,18m de largura (6,10m nas duplas),
a modalidade pode ser disputada nas categorias simples
(masculina e feminina) e duplas (masculinas, femininas
e mistas). A rede que divide a quadra deve estar a 1,55m
de altura do chão.
Cada atleta usa uma raquete geralmente feita de alumínio, titânio ou grafite. O peso das raquetes pode variar entre 85 e 100 gramas, enquanto o tamanho não pode ultrapassar 68cm de comprimento e 23cm de largura. Ao invés de uma bolinha, no badminton é utilizada uma peteca produzida com penas de ganso ou material sintético e com peso variável entre 4,74 e 5,50 gramas.
Os jogos de badminton são definidos em melhor-de-três games. No masculino, cada game vai a 15 pontos. Caso haja empate em 14, o jogador que marcou o 14º ponto primeiro decide se a série terminará em 15 ou 17. Na categoria feminina, cada game tem 11 pontos. Se houver empate em dez, o mesmo critério do masculino é adotado, com a jogadora escolhendo se a série se encerrará em 11 ou 13 pontos.
Assim como no tênis, o saque é efetuado no sentido diagonal e em uma área determinada. O sacador, no entanto, tem que realizar o golpe abaixo da linha da cintura. A contagem no badminton é semelhante à usada no vôlei antigo, com o sistema de vantagem. O vencedor de cada ponto continua sacando, trocando apenas sua posição na quadra.
No entanto, o sistema é diferenciado por categoria. No jogo de simples, o sacador perde a posse da peteca, caso não conquiste o ponto. Já nas duplas, caso o primeiro sacador não fature o ponto, o saque passa para seu parceiro, que então só perderá a posse se não vencer a disputa do próximo ponto. A contagem só tem uma exceção: no primeiro ponto de cada game se a dupla que começar sacando perder o ponto, a peteca passa direto para os adversários.
Forma de disputa:
As disputas no badminton serão em mata-mata simples.
Os atletas são divididos em chaves. Perdeu, está eliminado.
Classificação:
O Badminton terá até 88 atletas inscritos nas competições,
sendo 44 de cada sexo. Cada país poderá contar com,
no máximo, quatro homens e quatro mulheres inscritas.
Em cada competição individual, os países podem ter até
três representantes. Nas duplas, o máximo são duas (duas
masculinas, duas mistas e duas femininas). Todas as
nações, porém, estarão representados por, pelo menos,
um atleta. Anfitrião, o Brasil é o único país garantido
na competição, com quatro homens e quatro mulheres.
Cada país terá seu próprio processo de seleção de atletas
e formará uma lista a ser enviada ao Comitê Organizador
do Pan. Em caso de excesso de representantes, a Confederação
Pan-americana de Badminton utilizará critérios de desempate,
como a participação dos atletas em campeonatos pan-americanos,
em Jogos Pan-americanos anteriores e no ranking da Federação
Internacional de Badminton.
A seleção brasileira está trabalhando com os 10 melhores classificados do ranking. Durante o primeiro semestre, eles serão avaliados em competições internacionais para definição dos oito convocados finais.