publicidade
05/09 - 12:40 - Gazeta Esportiva
Medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos e quarto colocado no Mundial de Esportes Aquáticos nos 50m livres, César Cielo foi batido nesta quarta-feira na prova mais rápida da natação. Na disputa do Troféu José Finkel, o nadador ficou com a medalha de prata, terminando atrás de Nicholas Santos, segundo colocado no Rio-2007.
Cielo completou a prova com um tempo bem superior em relação aos 21s83 conseguidos no Parque Aquático Maria Lenk, em julho. Desta vez, ele ficou com 22s64 e viu Nicholas obter 22s05 (também acima de sua marca no Pan, visto que a prata da competição havia sido conquistada com 22s18).
Depois de bater um dos favoritos a uma medalha olímpica, Nicholas revelou uma nova meta: diminuir ainda mais a sua marca. “O treinamento que fiz este ano no meu clube (Pinheiros) encaixou comigo e venho conseguindo um desempenho constante, tanto que depois do Pan estou conseguindo bons tempos. Agora, quero me aprofundar nisso para chegar na casa dos 21s para chegar bem em Pequim”, disse o nadador, com tempo para a competição (o índice A da prova é de 22s35).
Nos 50m feminino, a campeã pan-americana não deu chances para resultados inesperados. Rebeca Gusmão fez 25s60 na prova e superou na batida de mão Flávia Delaroli, prata com 25s66. Assim como na disputa masculina, as duas atletas já têm índice A para as Olimpíadas.
O que chamou a atenção, porém, foi fora da água. Pouco depois de deixar a piscina, Rebeca sofreu um mal súbito e caiu, sofrendo espasmos musculares e apresentando vômitos. Embora tenha se recuperado após receber assistência médica, a atleta foi encaminhada para um hospital para passar por exames. O pai da nadadora explicou que o problema não é novidade, já que ela sofre de asma e hipoglicemia reativa.
Outro campeão pan-americano que esteve em ação no José Finkel foi Thiago Pereira, dono de oito medalhas do Rio-2007 (seis de ouro, uma de prata e uma de bronze). Garantindo em Pequim nos 200m peito, o nadador dominou a prova e cravou 2min13s93, quebrando o recorde da competição. No pódio ainda apareceu Tales Cerdeira, segundo colocado com 2min17s72, e Diogo Uchoa, terceiro com 2min20s42.
A prova feminina dos 200m peito teve Tatiana Sakemi no primeiro lugar, com2min38s27 – muito acima do índice B para Pequim, que é de 2min33s40, enquanto o A é de 2min28s21.
Nas provas de fundo, Poliana Okimoto garantiu a primeira classificação com 8min53s52 dos 800m feminino, enquanto Luiz Arapiraca fechou os 1.500m masculinos com 15min39s05. Ambos ficaram abaixo do índice B de suas disputas.
Para Pequim, vale lembrar, cada país poderá enviar dois atletas que tenham o índice A para competir ou apenas um com a marca B.
Publicidade
Mãe de Joanna revela nome de treinador que teria molestado a nadadora