publicidade
01/11 - 18:13 - Gazeta Esportiva
O Unimed/Franca, atual campeão paulista e vice brasileiro, disputaria a Liga Sul-americana de Clubes de basquete por ter chegado à final do Nacional Masculino da CBB. No entanto, após a decisão da equipe de não se inscrever na edição 2008 do torneio promovido pela Confederação, o time do técnico Hélio Rubens teve a vaga cassada pelo órgão máximo da modalidade no país.
Desta forma, o Unimed/Franca entrou com um ofício na Federação Paulista de Basquete pedindo 'enérgicas providências' do presidente da Federação Paulista de Basquete, Antônio Chakmati, junto à Confederação Sul-americana de Basquete e ameaça até mesmo entrar na Justiça para reaver seu direito de disputar a competição continental.
A revolta dos francanos se dá também pelo fato de o Minas Tênis Clube, equipe convidada para o lugar dos paulistas, somente confirmou sua inscrição no dia 26 de outubro, 14 dias após o encerramento do prazo permitido. Vale lembrar que o Minas disputa atualmente o Campeonato Sul-americano de Clubes como convidado, já que o campeão boliviano não compareceu à competição.
Outro fator que causa irritação no Unimed/Franca é a negação de sua inscrição por parte da CBB, já que os paulistas formalizaram o pedido antes do dia 12 por intermédio da FPB e não foram atendidos pela Confederação.
Outro lado: Por meio de sua assessoria de imprensa, a CBB informou à Gazeta Esportiva.Net que a equipe de Franca perdeu o direito de disputar a Liga Sul-americana por não ter se inscrevido no Nacional de 2008.
A Confederação informou que, mesmo que uma equipe tenha adquirido o direito de disputar uma competição internacional por meio do Nacional do ano anterior, esta agremiação somente poderá exercer este direito caso esteja inscrita no campeonato da Federação de seu estado e na competição promovida pela CBB no ano vigente.
Por não ter requisitado inscrição na edição 2008 do Nacional, o Franca - que fazia parte da comissão executiva que confeccionou o regulamento - também não poderá se inscrever na Liga Sul-americana mesmo cumprindo o prazo para isso.
Luiz Carlos, o assessor de imprensa da CBB, afirmou que não entende o motivo da revolta de Franca, já que os paulistas já disputaram uma edição da Liga por conta da desistência de uma das equipes que detinham o direito de participar da mesma.
'Diretor tem memória curta. Eles combinam o regulamento e depois não querem cumprir. Franca se esquece que há alguns anos o Telemar/Rio de Janeiro (equipe que tinha Oscar Schmidt como diretor) não disputou a Liga Sul-americana pelo mesmo motivo e eles foram os beneficiados', disse o representante da Confederação.
O diretor Marco Batista e o técnico Hélio Rubens Garcia, ambos do Unimed/Franca, não foram encontrados para comentar a versão da Confederação Brasileira de Basquete.
Publicidade