publicidade

Último Segundo

Home > Esportes > Notícia
  • Tamanho do texto
  • A
  • A

Suspensão de dois anos para recordista francesa dos 1.500 metros é confirmada

06/06 - 11:55 - EFE



Paris, 6 jun (EFE).- A comissão de apelação da Federação Francesa de Atletismo confirmou a suspensão de dois anos que tinha imposto em primeira instância à recordista francesa dos 1.

500 metros, Hind Dehiba, por doping com EPO.

A notícia foi divulgada hoje pelo marido da atleta, Fodil Dehiba, que revelou que até quinta-feira os dois decidirão se recorrem da sanção no Tribunal Arbitral do Esporte, em um tribunal administrativo na França ou no Tribunal Europeu de Direitos Humanos.

Outra instância que poderia invalidar a suspensão seria a Agência Francesa de Luta contra o Doping, se procurada no prazo de um mês.

A atleta, que possui o recorde francês da prova de 1.500 metros tanto indoor como ao ar livre, foi controlada pela Agência Francesa de Luta contra o Doping em 23 de janeiro.

O exame foi feito após a atleta ter sido detida com o marido e treinador, Dehiba, ao chegar dos Estados Unidos, depois que agentes da alfândega descobriram ampolas com hormônio do crescimento em suas malas.

Dehiba foi liberada depois de ser submetida a um teste de doping, mas seu marido - que afirmava que o hormônio de crescimento apreendido era destinado a seu uso pessoal - foi processado por importação de produtos proibidos, transporte, detenção e uso ilícito de substâncias venenosas, assim como por oferecer substâncias dopantes a atletas.

O atletismo francês de alto nível esteve sob suspeita nos últimos meses, pois, apenas quatro dias após a detenção do casal Dehiba, um teste no corredor Khalid Zoubaa deu resultado positivo para EPO.

A Federação Francesa de Atletismo decretou em abril a suspensão de Zoubaa por três anos, tornando-se o quarto atleta francês punido por doping no último ano, além de Norredin Gezzar, especialista nos 3.000 metros com barreiras, Latifa Essarij, dos 1.500 rasos, e Hind Dehiba. EFE ac pp/dgr


US Multimídia


Publicidade


Enquete