Ex-ministro da Indústria da Alimentação Alejandro Roca foi considerado culpado por receber propinas durante sua gestão

selo

Após assumir o lugar de Fidel em 2008, o atual presidente, Raúl Castro, determinou o início de uma operação contra a corrupção na ilha
AP
Após assumir o lugar de Fidel em 2008, o atual presidente, Raúl Castro, determinou o início de uma operação contra a corrupção na ilha
Um ex-ministro de Cuba foi sentenciado nesta quinta-feira a 15 anos de prisão por corrupção, no primeiro caso do tipo a chegar aos tribunais da ilha após o início de um esforço para combater esse tipo de crime.

Alejandro Roca, de 75 anos, foi ministro da Indústria da Alimentação de Cuba por vários anos antes de ser demitido, em 2009. Ele foi considerado culpado de receber propinas e de cometer atos danosos à economia nacional.

As acusações contra Roca são relativas a sua ligação com o empresário chileno Max Morimbo, que possuía uma joint venture com o governo cubano chamada Rio Zaza. O negócio, que movimenta US$ 100 milhões (cerca R$ 161 milhões) por ano, produz sucos de frutas e outros produtos alimentícios.

O empresário, envolvido no mesmo escândalo, recebeu uma pena de 20 anos de prisão por suborno, fraude e falsificação de documentos.

‘Danos consideráveis’

Ex-amigo do ex-líder cubano Fidel Castro, Morimbo vive no Chile e se recusou a voltar à ilha cubana e foi julgado e condenado à revelia.

De acordo com o jornal oficial Granma, o tribunal afirmou que os dois réus mereciam penas rigorosas devido aos "danos consideráveis causados pelos acusados à economia".

Segundo o correspondente da BBC em Havana, Michael Voss, outros casos como os de Morimbo e Roca devem se seguir na Justiça cubana.

Após assumir o lugar de Fidel em 2008, o atual presidente, Raúl Castro, determinou o início de uma operação contra a corrupção na ilha.

Várias demissões de altos funcionários do governo ocorreram depois do início da campanha. Entre os demitidos estão um general que comandou a companhia aérea nacional cubana e o chefe da estatal que controla a importação de alimentos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.