Perto de receber papa, Cuba prende dezenas de dissidentes

Integrantes do grupo opositor Damas de Branco foram detidas antes da realização de uma marcha semanal em Havana

iG São Paulo |

As autoridades cubanas detiveram na manhã deste domingo uma ativista proeminente da oposição e dezenas de suas companheiras, enquanto outras realizavam uma marcha semanal pelas ruas da capital do país, Havana.

Relembre: Morre Laura Pollán, líder das dissidentes cubanas Damas de Branco

AP
Integrantes do grupou Damas de Branco participam de marcha em Havana, Cuba

A polícia prendeu Bertha Soler e mais trinta integrantes do grupo dissidente Damas de Branco horas antes da realização de uma marcha semanal pela Quinta Avenida em Miramar, bairro de Havana. Cerca de 20 outras Damas de Branco conseguiram realizar o protesto.

"Elas foram presas", disse Angel Moya, marido de Bertha e ex-preso político. Bertha foi presa por pouco tempo na noite de sábado, segundo Angel. Não ficou claro para onde Bertha foi levada ou por quanto tempo ela ficará detida.

As prisões deste domingo ocorrem uma semana antes da visita do papa Bento 16, que deve encorajar o governo cubano a adotar maior liberdade religiosa, política, além de direitos humanos.

As Damas de Branco são mulheres ou mães dos 75 presos em 2003, que foram libertados devido ao acordo mediado pela Igreja Católica em 2010.

O grupo tem continuado com as suas marchas semanais, único protesto público permitido em Cuba, com o argumento de que há mais prisioneiros políticos para serem libertados. Em incidentes similares no passado, as Damas de Branco têm sido liberadas horas depois da prisão.

As prisões das mulheres se dão depois de um acontecimento polêmico ter marcado a semana passada em Cuba. Treze dissidentes ocuparam uma igreja em Havana e pediram que o papa mediasse o fim do comunismo.

O protesto durou dois dias e foi reprimido pela polícia. O papa Bento 16 ficará em Cuba nos dias 26, 27 e 28 deste mês.

Com Reuters e AP

    Leia tudo sobre: cubaoposiçãofidel castroraul castrodamas de branco

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG