Em visita a Cuba, Lula visita obras do porto de Mariel ao lado de Raúl Castro

Parceria com empresas brasileiras financiou construção de estrada e ferrovia até Havana, construção de diques e dragagem do porto

iG São Paulo | 01/06/2011 19:32

Compartilhar:

O presidente cubano, Raúl Castro, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou na terça-feira à ilha, visitaram na manhã desta quarta-feira obras do porto de Mariel, a oeste de Havana, cujas instalações estão sendo ampliadas para transformá-lo no principal porto comercial da ilha, em um projeto que conta com financiamento brasileiro.

Foto: AFP Ampliar

Lula chegou à capital Havana na terça-feira e foi recebido pelo chanceler cubano, Bruno Rodriguez (31/5/2011)

As obras de Mariel, a cerca de 40 quilômetros de Havana, estão sendo executadas a partir de uma associação de empresas cubanas e brasileiras. O Brasil financiou US$ 300 milhões - dos US$ 600 milhões previstos - para a construção de uma estrada e uma ferrovia entre Mariel e Havana, além de dragagem do porto, construção de diques, armazéns e outras obras.

As novas instalações devem ficar prontas em 2014, segundo disse em Havana Marco Aurélio Garcia, assessor da Presidência da República, durante uma visita à ilha realizada em março.

Mariel, cenário do maior êxodo de pessoas de Cuba para os Estados Unidos – somente em 1980 125 mil tentaram deixar a ilha pelo porto - substituirá comercialmente o porto de Havana como o principal do país, devido à maior profundidade de sua costa e melhor localização para operações com grandes navios.

Agenda

Segundo fontes do Itamaraty, a agenda de Lula para esta quarta-feira inclui ainda um encontro com a comunidade brasileira na ilha e uma possível visita ao ex-presidente Fidel Castro, afastado do poder desde 2006 por problemas de saúde.

A visita de Lula à ilha começou nesta terça-feira com uma reunião com Raúl Castro que também contou com a participação de assessores brasileiros, o embaixador do Brasil em Havana, José Martins, e os ministros cubanos das Relações Exteriores, Bruno Rodríguez, e de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Rodrigo Malmierca.

Trata-se da primeira viagem que o ex-presidente brasileiro a Cuba desde que concluiu seu mandato, durante o qual visitou a ilha em quatro ocasiões, sendo a última em fevereiro de 2010.

Lula chegou a Cuba procedente das Bahamas. O ex-mandatário deixará o país caribenho na quinta-feira rumo a Caracas, onde participará de reunião com o presidente venezuelano, Hugo Chávez.

*Com EFE e AFP

    Notícias Relacionadas



    Ver de novo