Dilma recebe carta de blogueira uma semana antes de viagem a Cuba

Yoani Sánchez quer ajuda de presidenta brasileira para participar de festival na Bahia; Dilma chega a Havana no dia 31

iG São Paulo |

A blogueira cubana Yoani Sánchez enviou uma carta à presidenta Dilma Rousseff uma semana antes da viagem da governante brasileira ao país caribenho, informou nesta terça-feira o Itamaraty.

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores brasileiro contou que a carta da jornalista e filóloga cubana foi entregue na Embaixada Brasileira em Havana e chegará às mãos da única destinatária: a presidenta.

Recentemente, Yoani divulgou um vídeo na internet dirigido a Dilma pedindo que interceda por ela perante o presidente cubano, Raúl Castro, para que obtenha permissão para deixar o país.

A blogueira foi convidada a participar do festival na cidade de Jequié, a 360 km de Salvador, onde assistiria ao filme "Conexão Cuba Honduras". Dirigido pelo brasileiro Carlos Galvão da Silva, a produção conta a história de blogueiros cubanos e hondurenhos perseguidos pelos governos de seus países.

Yoani disse ter recebido uma carta convite no início do ano e a apresentado às autoridades cubanas como parte dos trâmites burocráticos para poder viajar . Segundo ela, porém, nenhuma resposta foi dada até agora.

Leia também: Mesmo sob risco de perder direitos, cubanos sonham em partir

Yoani recebeu diversos prêmios por seu blog "Generación Y", muito crítico ao regime cubano, que publica desde 2007.

Dilma fará sua primeira visita oficial a Cuba em 31 de janeiro. Ela ficará dois dias no país e depois segue para o Haiti. Na semana passada, o chanceler brasileiro, Antonio Patriota, viajou a Havana para preparar a visita de Dilma, que incluirá em sua agenda questões de cooperação econômica e infraestruturas nas áreas de educação e saúde.

*Com EFE

    Leia tudo sobre: cubayoani sanchézdilma rousseffraúl castrobloginternet

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG