Cuba desbloqueia acesso a blogs de opositores

População da ilha consegue acessar sites como "Generación Y", da blogueira Yoani Sánchez

Reuters |

Cuba desbloqueou o acesso na ilha ao site da popular blogueira Yoani Sánchez e a outras páginas que fazem críticas ao governo comunista.

O acesso ao blog Generación Y, muito lido fora de Cuba, estava bloqueado desde 2008 para os cubanos.

"Abriu-se um buraquinho na longa noite da censura. Meu blog Generación Y volta à luz", disse Sánchez em mensagem postada no Twitter na madrugada de terça-feira.

"A grande pergunta agora é quanto durará. Voltarão a lançar sobre mim o fechamento do boicote digital?", acrescentou.

Outros blogs hospedados na plataforma Vozes Cubanas, administrada por Sánchez, também estavam disponíveis na terça-feira para usuários em Cuba. Funcionários do governo cubano não comentaram a aparente mudança de política.

Sánchez é muito popular fora da ilha. Seu blog é traduzido para mais de 15 idiomas, e sua conta no Twitter superou nesta semana os 100 mil seguidores. Cuba qualifica Sánchez e outros blogueiros críticos como "cibermecenários" a serviço dos Estados Unidos e de outros inimigos do regime.

Segundo um vídeo postado na semana passada na Internet, as autoridades cubanas temem que os Estados Unidos estejam promovendo o uso de redes sociais como Facebook e Twitter para incitar uma insurreição.

O vídeo, aparentemente gravado numa conferência para funcionários do Ministério do Interior, diz que a Internet é o novo campo de batalha entre Cuba e os Estados Unidos.

    Leia tudo sobre: cubablogsinternetyoani sánchez

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG