Blogueira dissidente cubana Yoani Sánchez é detida

Segundo imprensa oficial, opositora tentava acompanhar julgamento de acusado por acidente que matou Payá

iG São Paulo |

© AP
Yoani Sanchéz, autora do blog Generación Y, é vista em sua casa em Havana (11/04/2008)

A blogueira dissidente cubana Yoani Sánchez foi detida nesta quinta-feira em Bayamo, leste de Cuba. Ela havia viajado ao local para acompanhar o julgamento do político espanhol Ángel Carromero , acusado de homicídio doloso no acidente que matou o opositor Oswaldo Payá .

Leia também: Cuba abre processo contra espanhol por acidente que matou Payá

O site yohandry.com, de um blogueiro ligado ao regime cubano, noticiou que Yoani foi detida por "tentar uma provocação e show midiático que prejudicaria o bom desenvolvimento do julgamento".

García Ginarte, jornalista do canal de televisão de Bayamo, 750 km ao leste de Havana, afirmou no Twitter que "Yoani Sánchez viajou a Bayamo para um show provocativo e para prejudicar o julgamento de Carromero". Ele acrescentou que a blogueira viajou na qualidade de "correspondente ilegal" do jornal espanhol El País.

Julgamento

Carromero, de 27 anos e dirigente de Novas Gerações do Partido Popular, dirigia o veículo alugado que, em 22 de julho, bateu em uma árvore perto de Bayamo. No carro estavam Payá e o também opositor Harold Cepero (31 anos), ambos mortos no acidente, além do político sueco Jens Aron Modig, 27 anos, que retornou a seu país após a investigação policial.

As autoridades cubanas afirmam que o acidente foi provocado por excesso de velocidade em uma área da estrada que passava por reparos. Carromero pode ser condenado a até dez anos de prisão.

A morte de Payá, 60 anos, dirigente do opositor Movimento Cristão Libertação, vencedor do Prêmio Sakharov 2002 do Parlamento Europeu, teve grande repercussão internacional, incluindo uma mensagem de condolências do Papa Bento 16.

Com AFP

    Leia tudo sobre: cubayoaniyoani sánchezángel carromerooswaldo payápayá

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG