Raúl Castro é a favor do casamento gay, revela sua filha

Segundo Mariela Castro, presidente cubano manifestou essa opinião diversas vezes em reuniões políticas não públicas

EFE |

A filha do presidente cubano, Raúl Castro, disse neste sábado que seu pai é a favor dos direitos dos homossexuais e apoia o casamento gay. Mariela Castro explicou que o líder cubano expressou suas opiniões em reuniões políticas não públicas.

Mea culpa: Fidel assume culpa pela onda homofóbica em Cuba há 50 anos

EFE
Mariela, filha do presidente cubano, Raúl Castro, participou com cerca de 300 cubanos de manifestação contra a homofobia em Havava
União: Cuba oficializará 1º casamento entre gay e transexual

A filha de Raúl Castro, que dirige o Centro Nacional de Educação Sexual (Cenesex), disse que seu pai "se manifestou em várias ocasiões" sobre o assunto e "falou sobre o tema" no 6º Congresso do Partido Comunista de 2011 , no Parlamento, e em "pequenas reuniões".

"Mas ele não tornou pública sua opinião, o que seguramente faz parte de sua tática e de sua estratégia. É o seu estilo", afirmou. "Mas fico satisfeita de qualquer maneira e não vou pressionar para que ele faça isso publicamente, pois me importo mais com ações concretas do que com palavras", acrescentou.

Segundo Mariela, o presidente cubano orientou há anos o Partido Comunista a revisar as leis do país "para que qualquer tipo de discriminação fosse eliminada". "Ele afirmou que, como socialistas, não podemos avançar se seguirmos convivendo com esses preconceitos", explicou.

Mariela disse que seu pai a aconselhou quando o Cenesex trabalhou para apresentar no Parlamento um anteprojeto de lei que modificava o atual Código de Família cubano e incluía aspectos como a união legal entre homossexuais.

"Ele trabalha para buscar consensos e sempre me disse: nunca faça nada antes do tempo porque, depois que uma proposta legislativa fracassa, é mais difícil de que um dia seja aprovada", contou. Após anos de espera e modificações, o anteprojeto ainda não foi levado à Assembleia Nacional, e a expectativa é de que ele seja debatido antes do final da atual legislatura, em 2013.

Tema eleitoral: Obama declara apoio ao casamento gay

Republicano: Romney rejeita casamento gay diante de eleitores cristãos

Mariela aproveitou a ocasião para parabenizar o presidente dos EUA, Barack Obama, por tornar público seu apoio ao casamento homossexual . A filha de Raúl Castro, considerada uma referência para a comunidade gay de Cuba, participou deste sábado de uma caminhada contra a homofobia em Havana.

    Leia tudo sobre: casamento gayobamaraúl castrocuba

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG