Paradeiro de atores é incerto, mas acredita-se que os dois tenham desertado após voo fazer escala em Miami

Dois atores cubanos que protagonizam um filme premiado no Festival de Cinema de Tribeca desapareceram após terem partido na semana passada em um voo de Cuba com destino a Nova York, onde o festival é realizado. O paradeiro de Javier Nunez Florián e Analin de la Rua de la Torre é incerto, mas acredita-se que os dois tenham desertado depois que o voo fez uma escala em Miami.

Saiba mais: Veja o especial do iG sobre a vida em Cuba

Os atores Javier Nunes Florián e Analin de la Rua de la Torrem em cena do filme
AP
Os atores Javier Nunes Florián e Analin de la Rua de la Torrem em cena do filme "Una Noche", que ganhou três prêmios no festival de Tribeca

Apenas um dos três atores principais, Daniel Arechada, chegou a Nova York. No filme “Una Noche”, os três interpretam adolescentes cubanos que desertam para os Estados Unidos

A diretora do filme, Lucy Molloy, disse não ter tido notícia dos dois, assim como a direção de Tribeca.

"Gostaria que pudessem ter estado aqui em Nova York e aproveitado o festival”, afirmou a cineasta. “Apesar de terem tomado uma decisão difícil, desejo o melhor para eles e espero poder vê-los em breve. Adoraria saber que estão bem.”

Entre os prêmios recebidos pelo longa metragem está o de melhor ator para Florián, divido com Arrechada, que recebeu US$ 2.500 (R$ 4.703). “Apesar da saudade, estou confiante de que farão o que for melhor para eles”, disse Arrechada. “Espero que estejam bem e em segurança.”

O filme também venceu na categoria Melhor Fotografia. O Festival de Tribeca foi criado em 2002 pelo ator Robert De Niro e a produtora de cinema Jane Rosenthal para ajudar a comunidade do bairro nova-iorquino de Tribeca a se reerguer após os ataques de 11 de setembro de 2001 contra as torres do World Trade Center, próximas à região.

O festival deste ano, que termina neste domingo, conta com 80 filmes de longa metragem, 80 curtas de 46 países.

Com AP e BBC

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.