Rogério Rosso é o novo governador do Distrito Federal

Candidato do PMDB é eleito com 13 votos para suceder José Roberto Arruda

Severino Motta, iG Brasília |

O candidato do PMDB, Rogério Rosso, acaba de ser eleito, com 13 votos, governador do Distrito Federal. Ele sucede o ex-governador José Roberto Arruda, que perdeu o mandato após ser preso no bojo das investigações do chamado Mensalão do DEM.

Rosso derrotou o governador interino do Distrito Federal, Wilson Lima (PR), que recebeu quatro votos, e Antonio Ibañez, candidato do PT, com seis votos. Houve uma abstenção. A eleição indireta aconteceu nesta tarde na Câmara Legislativa da capital federal.

Quem assume

O novo governador tem 41 anos e, ao longo de sua carreira política, esteve ao lado dos ex-governadores Joaquim Roriz (PSC) e Arruda. Com o primeiro assumiu a secretaria de Desenvolvimento e foi administrador regional, uma espécie de sub-prefeito, da cidade satélite de Ceilândia, a maior de Brasília.

Com Arruda foi presidente da Companhia de Desenvolvimento do Planalto (Codeplan), mesmo cargo ocupado por Durval Barbosa, delator do Mensalão do DEM. O governador também esteve na iniciativa privada e foi executivo de multinacionais, entre elas a Fiat do Brasil.

Com a eleição de Rosso, assume como vice sua companheira de chapa, Ivelise Longhi.

    Leia tudo sobre: arrudadistrito federalgovernador

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG