Polícia Federal toma depoimento de ex-assessor de Arruda

A Polícia Federal intimou Fábio Simão, ex-chefe de gabinete do governador José Roberto Arruda, para depor no inquérito batizado de Caixa de Pandora, que investiga um esquema de corrupção na cúpula dos poderes Executivo e Legislativo do Distrito Federal. O depoimento está marcado para esta terça-feira.

Rodrigo Haidar e Matheus Leitão, iG Brasília |

Também foi intimado Marcelo Toledo, policial civil aposentado apontado como operador de Arruda. Há, ainda, um terceiro depoimento marcado. Na semana passada, a PF ouviu outro investigado, mas não divulgou seu nome. A Polícia ouvirá outros acusados de envolvimento no esquema nesta quarta e quinta-feira, mas os nomes das pessoas que foram intimadas são mantidos em sigilo. 

Simão e Toledo não devem prestar muitas informações à Polícia. Dirão que ainda não tiveram acesso às provas colhidas conta eles e, por isso, não podem se defender sem saber do que são exatamente acusados. O relatório da PF é mantido em segredo de Justiça e foi anexado ao inquérito que corre no Superior Tribunal de Justiça. 

Entre os documentos apreendidos pela PF, parte deles divulgados este fim de semana pela revista Época, há uma agenda de Fábio Simão. Dentre as anotações, uma, com data de 22 de janeiro de 2007, refere-se diretamente ao governador: R$ 17.700 Arruda. Outras anotações guardadas em um envelope destinado a Fábio Simão, com data de 23 de novembro, seriam referentes a partilha de dinheiro: 1 - chefão 400, 2 - Dep Charles 100, 3 - Pesque Pague 800 e 4 - Brazlândia 1500.

A defesa de Marcelo Toledo entrou com pedido de habeas-corpus no Supremo Tribunal Federal para não ser preso por ficar calado no depoimento. Os advogados alegam que, embora ele tenha sido intimado a prestar depoimento na condição de testemunha, informações do processo revelam que ele é investigado. A diferença é importante porque, como investigado, ele pode ficar calado e até mentir para não produzir prova contra si próprio. Como testemunha, não.

Leia mais sobre: Escândalo no DF

    Leia tudo sobre: arrudaescândalo no df

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG