Petista assume presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal

BRASÍLIA - O deputado Cabo Patrício (PT) assumiu nesta quarta-feira a presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal, no lugar de Leonardo Prudente (sem partido), afastado do cargo por determinação judicial.

Agência Brasil |

Patrício disse que reunirá nesta quinta-feira, a partir das 14 horas, a Mesa Diretora para discutir a suspensão do recesso parlamentar e o andamento da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Codeplan, da comissão especial e da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que investigam um suposto esquema de corrupção no Distrito Federal.

O deputado defende o fim da autoconvocação da Casa neste mês, com a volta ao funcionamento normal, para agilizar a tramitação dos processos de impeachment contra o governador José Roberto Arruda (sem partido), acusado de chefiar o suposto esquema de corrupção. Patrício pretende também convocar todos os distritais para debater o assunto.

O afastamento do deputado Leonardo Prudente foi determinado pelo juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federa, Álvaro Ciarlini, atendendo ação popular. A Procuradoria da Câmara recorreu da liminar, mas o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, desembargador Nívio Gonçalves, manteve a decisão de Ciarlini.

Prudente foi notificado na tarde desta quarta-feira de seu afastamento. Ele ainda pode recorrer da decisão. O deputado é acusado de envolvimento no suposto esquema de pagamento de propina a distritais em troca de apoio político a Arruda. Em um vídeo, Prudente aparece colocando dinheiro nos bolsos do terno e nas meias.

Assim que as denúncias surgiram, em dezembro passado, Prudente pediu licença de 60 dias da presidência da Casa. Na metade da licença, porém, ele retornou ao cargo. No período em que ficou fora do posto, foi substituído pelo vice Cabo Patrício, que é do partido de oposição ao governo. 

Leia também:

Leia mais sobre: Escândalo no DF

    Leia tudo sobre: escândalo no df

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG