Estudantes mantêm ocupação da nova Câmara de Brasília pelo menos até a noite

Nova reunião para decidir o futuro da ocupação será realizada durante a madrugada

Severino Motta, iG Brasília |

Os estudantes que ocuparam o edifício que abrigará a Câmara de Brasília realizaram uma Assembléia no fim da manhã desta quinta-feira e decidiram manter a ocupação pelo menos até o final do dia. À noite uma nova reunião vai ser realizada e o grupo decidirá se vai seguir no prédio durante a madrugada.

Do momento da invasão, nesta quarta-feira, aniversário de Brasília, até a manhã desta quinta-feira, o movimento perdeu força. Após a madrugada os cerca de 50 manifestantes se transformaram em cerca de 30.

Devido a isso, os integrantes vão passar a tarde tentando mobilizar outros segmentos da sociedade, uma vez que o grupo que ocupa o futuro prédio da Câmara é formado em sua maioria por estudantes.

"Vamos entrar em contato com outros grupos pois a ocupação aconteceu à noite e nem todos estão sabendo. Queremos transformar esse espaço. Queremos debater não só a impugnação do novo governador como a construção do bairro Noroeste, que desrespeita as Leis ambientais. Vamos chamar até grupos de gênero", disse a estudante de geografia da Universidade de Brasília, Luana Medeiros.

O prédio ocupado pelos manifestantes é situado no centro administrativo de Brasília, próximo ao Palácio do Governo, o Buriti. A obra está em fase de acabamento e em breve o Legislativo será transferido para a nova instalação.

Na pauta da manifestação está a exoneração do coronel Silva Filho da Polícia Militar - o mesmo que estava à frente da operação policial que reprimiu manifestantes em dezembro -  e a impugnação do governador Rogério Rosso (PMDB), que chegou ao poder através do voto indireto. Das 13 indicações que recebeu de deputados distritais, oito eram de deputados citados no chamado Mensalão do DEM.

Sobre a intervenção no Distrito Federal, Luana disse que o grupo ainda não fechou posição sobre o assunto.

    Leia tudo sobre: brasilia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG