Câmara vota cassação de Jaqueline Roriz

Acompanhe a transmissão ao vivo da sessão que decidirá destino da deputada envolvida no escândalo do DF

iG São Paulo |

A Câmara dos Deputados analisa nesta terça-feira o pedido de cassação do mandato da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) . Ela foi flagrada em vídeo recebendo dinheiro de Durval Barbosa, delator do esquema revelado pelo iG e que ficou conhecido como o mensalão do DEM.

Nos últimos dias, Jaqueline se lançou numa campanha para convencer os colegas de Câmara a absolvê-la, rejeitando o parecer em favor da cassação aprovado no Conselho de Ética e apresentado pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP).

Jaqueline apoia sua defesa na alegação de que os fatos ocorreram antes do início de seu mandato. Na avaliação de líderes partidários, o argumento pode levar os parlamentares a optarem por não criar um precedente nesse sentido, votando assim pela absolvição.

Ao justificar o parecer, na abertura da sessão, Carlos Sampaio disse que o Parlamento tem o "direito e até a obrigação" de julgar o pedido de cassação. Segundo ele, os fatos podem ter ocorrido antes do mandato da deputada, mas o Congresso só tomou conhecimento este ano. "Tirar a prerrogativa do Parlamento de analisar um fato quando toma conhecimento dele é negar a si próprio", disse o deputado. 

Protestos

Em meio à expectativa pela votação, cerca de 50 pessoas fizeram uma manifestação na via que dá acesso ao Congresso pedindo a cassação de Jaqueline. Os manifestantes levaram água e sabão e fizeram uma "limpeza" da rua. Os manifestantes procuraram parar todos os carros que desciam a rampa de acesso ao Congresso para pedir votos contra Jaqueline.

Faixas também foram espalhadas por Brasília pedindo a cassação, mas algumas delas já foram retiradas. Restaram inscrições feitas com tinta no chão das ruas. Apesar da mobilização, os líderes partidários apostam que a colega será absolvida. O relator do processo no Conselho de Ética, Carlos Sampaio (PSDB-SP), porém, argumentou que a gravação só foi conhecida agora e, portanto, a ação de Jaqueline não era do conhecimento dos eleitores quando deram seus votos a ela.

AE
Com água e sabão, manifestantes saíram em defesa da cassação da deputada flagrada em vídeo

*Com informações da Agência Estado

    Leia tudo sobre: escândalo no DFJaqueline Roriz

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG