Agnelo viu os vídeos do escândalo do DF em setembro de 2009

Ex-ministro se reuniu com Durval para assistir o governador do Distrito Federal receber dinheiro de suposta propina

Matheus Leitão, iG Brasília |

O ex-ministro dos Esportes Agnelo Queiroz (PT) viu os vídeos do escândalo do DF em setembro do ano passado, mais de dois meses antes do início da Operação Caixa de Pandora da Polícia Federal. Hoje diretor da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Agnelo se reuniu com Durval Barbosa, à época secretario de Relações Institucionais do governo do Distrito Federal, para assistir o governador do Distrito Federal, Jose Roberto Arruda, receber dinheiro de suposta propina. A imagem foi divulgada em primeira mão pelo iG .

Agnelo confirma ter visto os vídeos, mas garante não ter ficado com cópias. "Por isso" - diz - "não tomei nenhuma providencia. Ia fazer papel de idiota se fizesse uma denúncia. Percebi que era grave, mas vi apenas uma edição dos vídeos".



Agnelo argumenta: "Não sabia o contexto e não tinha cópias para denunciar o caso. O Durval me disse na época que queria mostrar as imagens a algumas pessoas de credibilidade na cidade para se resguardar.

O Código de Processo Penal, em seu artigo 5º, afirma que qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existência de infração penal em que caiba ação pública poderá, verbalmente ou por escrito, comunicá-la à autoridade policial, e esta, verificada a procedência das informações, mandará instaurar inquérito. Mas, para o advogado criminalista Aldo de Campos Costa, não houve crime cometido por Agnelo. O poderá no texto da margem para muitas interpretações. Se ele tivesse uma cópia a responsabilidade seria diferente, explica.

Foi a primeira vez que um governador de estado foi flagrado recebendo dinheiro supostamente proveniente de esquema de corrupção. Durval Barbosa, pivô do escândalo, entregou todos os vídeos para Polícia Federal e, em depoimentos, revelou como funcionava o esquema.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG