Lula fala ao iG sobre sua relação com empresários

Leia a transcrição do vídeo em que o presidente afirma que nunca o setor corporativo ganhou tanto dinheiro no País

Eduardo Oinegue, Luciano Suassuna e Tales Faria |

"Tinha muitos empresários que tinham medo, que tinham dúvidas, e era normal que tivessem dúvidas, que falavam de mim, que falavam do PT ou mesmo do sindicalista, ou mesmo da República sindical. Então, falava-se muito disso, são coisas que num País que tem liberdade, cada um fala o que quer.

E os empresários nunca ganharam tanto dinheiro como ganharam no meu governo, nunca ganharam tanto dinheiro. Ou seja, se você pegar o histórico dessas empresas todas, você vai perceber que as empresa, sobretudo a construção civil, ou seja, esse setor, que desde o final do governo Geisel estava praticamente sem obras públicas neste País. Difícil você lembrar uma grande obra pública feita no País nos últimos 25 anos. Ou seja, eles hoje estão ganhando dinheiro como nunca, porque tem obras como nunca, porque hoje está faltando pedreiro, está faltando maquinista, está faltando uma série de coisas. É uma coisa importante está faltando a gente fazer mais.

E hoje eu posso dizer para você que pode ter ainda empresário que desconfie, que não goste, por que? Aí é uma questão ideológica, às vezes pode ser uma questão de pele. Mas do ponto de vista dessas políticas feitos no meu governo, sinceramente, acho que os empresários nunca tiveram. Falo isso, sei que muita gente pode virar o nariz, mas os cientistas políticos vão ter de explicar porque que é exatamente um operário metalúrgico que chega à Presidência e que mantém uma relação com os empresários que nenhum outro presidente teve, mesmo quando era empresário. Eu ouço isso todo dia dos empresários.

Quando teve a crise econômica, não foi apenas a sabedoria do ministro Guido Mantega, a sabedoria do Meirelles, a sabedoria do presidente Lula, não. Nós tínhamos um comitê de crise e que os empresários participaram conosco para decidir as coisas que a gente ia fazer. Quando que eles participaram? Quando? Nunca, nunca, nunca, nunca. Eu hoje posso dizer para vocês que ainda tem gente que não gosta do PT, que não gosta do Lula. Jesus Cristo está na minha mesa com doze caras, foi lá um e traiu ele,. .... De qualquer forma, Tiradentes também, né? Agora, eu acho que eles sabem que nós fizemos muito, muito, muito, muito."

    Leia tudo sobre: eleições

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG