Estudantes não conseguem se inscrever no site do SiSU

Sistema que distribui vagas em universidades públicas foi ao ar neste domingo e apresenta instabilidade

iG São Paulo | 16/01/2011 12:44 - Atualizada às 22:07

Compartilhar:

O site do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que seleciona estudantes para vagas em universidades públicas a partir das notas dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi disponibilizado neste domingo, mas apresenta instabilidade. A página de inscrição, na qual o candidato deve escolher a universidade e a carreira que deseja, alterna momentos fora do ar com outros de lentidão devido ao grande número de acessos.

Leandro de Souza, de 19 anos, quer cursar Engenharia Elétrica na Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) ou na Universidade Federal do Grande ABC (UFABC). O estudante tentou se inscrever no site do SiSU logo cedo, mas não conseguiu. "Não chegava a carregar a página e dava erro", conta. O mesmo problema aconteceu com Marcel Conti, de 19 anos. "Vi que estava demorando para carregar e desencanei. Vou tentar à noite", afirma.

No twitter, o iG Educação recebeu dezenas de mensagens de estudantes aflitos e preocupados com a falha no sistema. A reportagem tenta acessar a página de inscrição no SiSU desde às 11h, sem sucesso. Às 16h, a seguinte mensagem era exibida, após preencher o número de inscrição e senha: "Ocorreu um erro no sistema. Os administradores já foram avisados. Por favor, tente novamente em alguns minutos".

Foto: Amana Salles/Fotoarena Ampliar

Leandro de Souza quer estudar na Ufscar ou na UFABC, mas não conseguiu se cadastrar

Balanço

O Ministério da Educação (MEC) informou, na tarde deste domingo, que o site do SiSU "está lento, mas funciona". Segundo a assessoria de imprensa do MEC, é preciso paciência.

O ministério trabalha para dar mais agilidade ao sistema, mas alega que são muitas pessoas tentando se inscrever ao mesmo tempo – o site chegou a ter 150 mil acessos simultâneos e 600 acessos por minuto. Mesmo com o site congestionado, o SiSU recebeu 122 mil inscrições até as 15h.

As inscrições desta primeira rodada vão até o dia 18. Os estudantes podem concorrer a 83.215 vagas, distribuídas por 83 instituições públicas - 39 universidades federais, cinco estaduais, 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas, ligada ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os alunos devem escolher dois cursos, em ordem de preferência. Durante o período de inscrições, as opções podem ser alteradas. No dia 17 e 18, o sistema divulgará as notas de corte de cada curso para que os estudantes tenham mais chance de aprovação. Depois disso, não. Por isso, os candidatos precisam estar atentos aos últimos registros salvos no sistema.

Para se inscrever, o estudante dever entrar no site do SiSU e informar o número de inscrição e senha no Enem 2010 para preencher o formulário. Quem não souber a senha, pode recuperá-la pelo site do Enem. É preciso observar se o curso pretendido oferece cotas para afro-descendentes ou egressos de escolas públicas, por exemplo, e escolher a que tipo de vaga quer concorrer.

Para participar, o critério essencial é ter feito o Enem 2010. A nota dos participantes do exame foi divulgada pelo MEC na quinta-feira (13) à noite . Na sexta, foram publicadas as notas notas mínimas e máximas do Enem . Nenhuma taxa é cobrada do candidato.

 

Particularidades

Cada instituição pode adotar pesos diferentes para cada prova do Enem, dependendo do curso escolhido ou dar bônus aos estudantes (egressos de escolas públicas, por exemplo). O sistema calcula essas variáveis na hora. Por isso, os candidatos poderão ficar com notas diferentes nas opções marcadas. Além disso, algumas instituições exigem notas mínimas para concorrer às vagas e o sistema avisará caso o aluno não tenha pontos suficientes para determinada vaga.

Outro detalhe que merece a atenção dos estudantes é que nem todas as vagas oferecidas nessa edição do SiSU são para esse semestre. Há instituições que optaram por já colocar vagas do segundo semestre na seleção.

* Com reportagem de Guilherme Pichonelli, especial para o iG

    Notícias Relacionadas


    77 Comentários |

    Comente
    • josias | 20/01/2011 21:16

      eu quero fazer minha incricao e nao consigo estou a mais de 5 horas tentando.

      Responder comentário | Denunciar comentário
    • Katherinne | 20/01/2011 20:10

      To tentando desde domingo e até agora não consegui!
      Ja não aguento mais!
      Tem horas que não sei o que é número e o que é letra, já to embolando tudo.
      Isso é ridiculo!
      E o que faço se não conseguir?

      Responder comentário | Denunciar comentário
    • aline | 20/01/2011 12:16

      sinceramente e um absurdo passar um dia todo tentando se inscrever e não conseguir e ainda falam pra ter paciência. Isso brasileiro tem de sobra so não sei se isso e bom ou ruim essa paciencia toda

      Responder comentário | Denunciar comentário
    • ALINE BARBOSA | 20/01/2011 11:49

      JÁ ESTOU MAIS QUE AFLITA, ESTOU A UM PASSO PARA INICIAR MEU FUTURO ACADEMICO, MAS NÃO CONSIGO NEM INICIAR MINHA INSCRIÇÃO...O QUE POSSO FAZER???
      PRECISO DE UMA LUZ!!!! eu dependo de lan house tenho indo na lan so pra entrar no sisu e nao to conseguindo e agora o que vou fazerrr
      me ajudam poor favor

      Responder comentário | Denunciar comentário
    • Edvaldo | 19/01/2011 00:02

      O q estão fazendo conosco é um absurdo, pois, o sistema uma lentidão, os responsaveis desonestos, a forma de avaliação insegura, portanto em quem confiar? Mais independente das maus feitorias temos q tentar, por que é um direito adquirido e conquistado, mesmo q venhamos nos desanimar, a conquista terá sabor de vitória.

      Responder comentário | Denunciar comentário
    • Jennifer | 18/01/2011 15:22

      Esse SISU ta tenso demais,diante de tanta reclamaçoes,pessoas estressadas,eu po exemplo tento desde domingo,ta com dois dias que tenho acordado bem cedo pra ve se consigo,mas sem sucesso,agora imaginem pessoas que dependem de lan house,que muitas vezes gastam o que nem tem,isso é uma vergonha para nosso país,deveriam tomar uma iniciativa e tentar solucionar o problema,ainda tem mais essa de vinte minutos,eu mal entro e ja se fecha a janela,pra uma coisa que nem carrega eles dao vinte minutos ah ninguem merece.Ainda corre o risco de muita gente nao conseguir se inscrever por conta dessa palhaçada.Mas nao podemos fazer nada a não ser desejar Boa Sorte a Todos.

      Responder comentário | Denunciar comentário
    • Lívia Maria | 18/01/2011 14:11

      É impressionante a falta de respeito que esta ocorrendo com os candidatos do ENEM. Era de se esperar que isso fosse ocorrer, pois vivemos em um pais onde a educação vai de mal a pior. Isso precisa mudar.

      Responder comentário | Denunciar comentário
    • aline alves david da silva | 18/01/2011 09:24

      quero fazer minha inscriçao para o sisu e não consigo.

      Responder comentário | Denunciar comentário
    • Reginaldo Noveli | 18/01/2011 01:03

      estou na pagina de outra pessoa UM ABSURDO >>>>>>PROVAVELMENTE OUTRAS PESSOAS ACESSAM A MINHA INSCRISSAO E PODEM PREJUDICAR,ALEM DO CONSTRANGIMENTO >>>>>>>>>>EDUCACAO NO bRaSil ME ENGANOU POR ONZE ANOS ATE QUANDO VAO TENTAR ME ENGANAR


      tenho o Print como prova e eu entrei em contato com o usuario prejudicado explicando o absurdo e risco que eles correm >>>>>>>>>>>>>>
      SOCORRRRRRRRO EDUCAÇÃOOOOOOOOOOO
      narigudo_eu@hotmail.com

      Responder comentário | Denunciar comentário
    • Ana Paula | 17/01/2011 22:55

      JÁ ESTOU MAIS QUE AFLITA, ESTOU A UM PASSO PARA INICIAR MEU FUTURO ACADEMICO, MAS NÃO CONSIGO NEM INICIAR MINHA INSCRIÇÃO...O QUE POSSO FAZER???
      PRECISO DE UMA LUZ!!!!

      Responder comentário | Denunciar comentário
    1. Anterior
    2. 1
    3. 2
    4. 3
    5. 4
    6. Próxima

    Antes de escrever seu comentário, lembre-se: o iG não publica comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a lei, que não tenham o remetente identificado ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!




    *Campos obrigatórios

    "Seu comentário passará por moderação antes de ser publicado"

    Ver de novo