Empresário explica esquema de superfaturamento em MT

Vazamento de informação leva juiz a impor censura prévia à mídia local e a determinar abertura de investigação contra MPE

Kelly Martins, iG Cuiabá |

O juiz da Vara Especializada em Crime Organizado, Ordem Tributária e Administração Pública da Comarca de Cuiabá José Arimatéia Neves Costa determinou ontem a abertura de inquérito policial para investigar o Ministério Público Estadual (MPE).

O motivo da determinação foi o vazamento do depoimento do empresário Pérsio Domingos Briante a respeito do superfaturamento de R$ 44 milhões da licitação para a compra de 705 máquinas e caminhões pelo Governo do Estado.

Briante expôs detalhes dos bastidores do "escândalo das máquinas". Ele é proprietário da empresa Extra Caminhões e foi um dos vencedores da licitação.

O empresário relata que o dinheiro teria sido desviado para a campanha eleitoral de Blairo Maggi (PR), que deixou o governo em março para disputar uma das duas cadeiras do Senado.

Para evitar que o processo de apuração seja prejudicado, o juiz José Arimateia notificou os veículos de comunicação da Capital para que fosse retirada do ar a reprodução do depoimento.

"Já sabemos que a informação saiu do Ministério Público. A investigação corre sob sigilo e vamos buscar saber quem foi o responsável por divulgá-la", declarou José Arimatéia.

O juiz atende pedido feito pela Delegacia Fazendária, responsável por apurar o caso que tem rendido muita polêmica e culminou na exoneração de dois secretários, ainda na gestão Blairo Maggi (PR).

Segundo o magistrado, a quebra de sigilo compromete as investigações e poderá prejudicar o andamento do inquérito. A cópia do documento foi divulgada nesta sexta-feira pela Ong Moral e o empresário

Questionado se a atitude poderia ser considerada censura contra a imprensa, o juiz foi enfático. “Se querem que os culpados sejam punidos e que o caso seja finalizado, então evitem prejudicar com vazamentos”.

    Leia tudo sobre: Eleições MTEleições Censura

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG