publicidade
04/11 -
00:51
-
Redação com agências internacionais
Conheça algumas das propostas que o Partido Republicano terá se o candidato John McCain for eleito, nesta terça-feira, presidente dos Estados Unidos.
Economia
John McCain promete manter as reduções de impostos aprovadas durante o governo Bush, que expiram no fim de 2010, e baixar de 35% para 25% o imposto às empresas. Ele promete diminuir os gastos federais de interesse puramente locais, e propõe o congelamento por um ano das despesas federais que não sejam militares. Ele quer utilizar 300 dos US$ 700 bilhões do plano de resgate das instituições financeiras para recomprar créditos hipotecários frágeis e substituí-los por créditos a juros fixos.
Política externa
Sobre o Iraque, John McCain pensa que os Estados Unidos "estão ganhando a guerra". Ele se disse disposto a manter tropas no país "durante cem anos", no modelo das bases americanas na Alemanha, no Japão ou na Coréia do Sul.
Sobre o Irã, o republicano proclama que "a única coisa pior que uma ação militar é um Irã nuclear". Contrário à abertura de um diálogo, ele quer reforçar as sanções internacionais, inclusive fora da ONU.
Sobre o Oriente Médio e Israel, John McCain é um grande defensor da ajuda militar a Israel e se apresenta como o "pior inimigo" do Hamas.
Energia
John McCain defende a limitação das emissões de gás carbônico e a instalação de um mercado dos direitos de poluir. Ele estuda uma redução em dois terços das emissões de CO2 até 2050. Favorável à suspensão da moratória sobre a exploração petroleira no mar, ele defende a construção de novas centrais nucleares.
Saúde
O plano de McCain inclui um imposto de 2.500 dólares para indivíduos e 5 mil dólares para famílias. Seria possível adquirir planos de saúde por meio de qualquer organização, reduzindo mas não eliminando a dependência de planos fornecidos por empregadores.
Leia mais sobre eleições nos EUA
Publicidade