iG - Internet Group

iBest

brTurbo

 

publicidade

ULTIMO SEGUNDO

 

iG BUSCA

enhanced by


Home > Notícia
  • Tamanho do texto
  • A
  • A

Começa a votação da terça crucial

04/03 - 09:11 - Redação com agências internacionais

OHIO - As primárias do estado de Ohio começaram na manhã desta terça-feira em um dia decisivo da corrida eleitoral, que pode dar novas esperanças às aspirações de Hillary Clinton ou reforçar a liderança de Barack Obama na disputa democrata pela Casa Branca.

 

 

As primárias dos partidos Republicano e Democrata desta 'terça crucial', como é chamada pela imprensa americana, acontecem nos estados de Ohio, Vermont, Rhode Island e Texas, que também realizará um "cáucus" (assembléia partidária) mais tarde.

Nas primárias democratas desta terça-feira estão em jogo 444 delegados, contra 265 no caso dos republicanos, cuja disputa deve ser definida em favor de John McCain.

Destino em jogo

As primárias desta terça-feira poderão decidir o destino dos aspirantes à Casa Branca, tanto republicanos como democratas, ou deixar em aberto as possibilidades democratas.

O senador pelo Arizona John McCain provavelmente será confirmado como o candidato oficial do Partido Republicano nas eleições de novembro.

Segundo o site especializado RealClearPolitics.com (RCP), McCain conta com 1.019 delegados, faltando apenas 172 para chegar aos 1.191 necessários para ganhar a indicação do partido. Seu adversário, Mike Huckabee, conta com apenas 254 delegados, e nesta terça-feira estarão em jogo 265.

Democratas indefinidos

O panorama nas fileiras democratas é mais confuso, com a senadora por Nova York Hillary Clinton e o senador por Illinois Barack Obama lutando pela candidatura e competindo voto a voto nas primárias do Texas e Ohio.

Segundo o RealClearPolitics.com, Obama conta com 1.377 delegados contra 1.279 de Hillary, entre os 2.025 necessários para obter a indicação democrata.

Um total de 370 delegados estarão em jogo nesta terça, mas o Partido Democrata os atribui proporcionalmente, por isso mesmo que Hillary e Obama ganhem nos quatro estados não cruzarão ainda o limite de delegados necessário.

Se Obama vencer em Ohio e Texas, depois de vitórias consecutivas, isso dará um impulso considerável diante das próximas primárias. Mas Hillary não deve jogar a toalha, mesmo que sofra uma forte pressão para abandonar sua aspiração de ser a primeira mulher presidente dos Estados Unidos.

Se Hillary vencer no Texas ou em Ohio, provavelmente continuará na disputa das primárias da Pensilvânia em 22 de abril.

Por outra parte, se a ex-primeira-dama ganhar em ambos os estados, sua titubeante campanha se verá reavivada e os 795 superdelegados do partido, que podem votar em quem desejarem, terão um papel decisivo na convenção para a indicação, que acontecerá em Denver (Colorado) no mês de agosto.

Leia mais sobre eleições nos EUA





US Multimídia


Publicidade


Enquete