Voto latino baterá recordes na eleição americana, diz pesquisa

O voto latino na eleição presidencial americana de 4 de novembro deve bater o recorde de 2004, que foi de 7,6 milhões de eleitores, de acordo com um estudo do Centro para Políticas Migratórias (IPC, sigla em inglês), divulgado nesta quinta-feira.

AFP |

A importância dos eleitores latino-americanos está crescendo em paralelo a seu aumento demográfico. Desde 2000, essa população representou 50% do crescimento populacional geral dos Estados Unidos, de acordo com outro estudo, do Pew Center.

"A presença dos latinos talvez bata recordes em 2008, até ultrapassar os 7,6 milhões de votantes que foram às urnas em 2004", destacou a pesquisa do IPC.

Um recente estudo entre eleitores latinos que se registraram para essas eleições em quatro estados-chave (Colorado, Flórida, Novo México e Nevada) apontou que "90% estão praticamente certos de que votarão em novembro".

Nos EUA, "há aproximadamente três milhões de cidadãos naturalizados a mais com direito a voto em relação à última eleição presidencial de 2004", revelou o IPC.

A mobilização dos eleitores se acentuou com os debates legislativos sobre a nova lei migratória em 2006, acrescentaram os autores do relatório.

Essa tendência também é visível entre os votantes de origem asiática que se registraram para votar em 2004 e que passaram de 2,1 milhões para 3,4 milhões (58,6%), em comparação às eleições de 1996.

Como conseqüência, "a retórica antimigratória provavelmente motivará muitos 'novos americanos' a ir votar em novembro", advertiu o estudo.

O Pew Center destacou, por sua vez, que a população hispânica cresceu 29% entre 2000 e 2007, em 10,2 milhões de pessoas, totalizando 45,5 milhões no ano passado.

Nesse mesmo período, a população não-hispânica dos EUA, país com pouco mais de 301 milhões de habitantes, cresceu apenas 4%, ou seja, cerca de 10 milhões.

O fato é que os latinos estão se disseminando por todo o país, no noroeste e no norte e nos centros urbanos, ressaltou esse segundo estudo, acrescentando que a população hispânica cresceu em 3.000 dos 3.141 condados do país.

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG