Voto de eleitores negros pode dar vitória a Obama

O voto dos eleitores negros poderá dar uma grande vitória ao candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, sobre o republicano John McCain, revela uma pesquisa divulgada nesta terça-feira.

AFP |

"Muitos dos Estados fundamentais para a eleição do próximo presidente (...) têm uma significativa população negra", disse o jornalista David Bositis, do Joint Center for Political and Economic Studies, ao apresentar os resultados da pesquisa.

A sondagem revela que os eleitores negros apóiam o Partido Democrata, especialmente agora que tem um candidato negro à presidência.

No total, 84% dos 750 eleitores entrevistados durante três semanas, entre setembro e outubro, disseram que votarão em Obama, contra apenas 6% que preferem McCain. Outros 10% estão indecisos.

Um dos Estados onde o voto negro surge como decisivo é a Geórgia, onde nas eleições passadas o presidente republicano, George W. Bush, obteve 58% dos votos, contra 41% para o democrata John Kerry.

"Pesquisas recentes mostram que a diferença entre John McCain e Obama na Geórgia é de apenas dois pontos, e lá quase um terço dos eleitores são negros", destacou Bositis.

"Se o senador Obama ganhar na Geórgia, provavelmente terá algo como 375 votos dos delegados (do colégio eleitoral) e conseguirá uma ampla vitória".

Para levar a presidência americana, são necessários ao menos 270 votos de delegados no colégio eleitoral.

Outro Estado onde o voto negro surge como decisivo é a Virgínia (este), "onde as pesquisas apontam a primeira vitória de um candidato democrata em 44 anos".

A Carolina do Norte (sureste), onde a última vitória de um democrata ocorreu em 1976, e Indiana, dominada pelos republicanos desde 1964, também podem pender a favor de Obama.

kdz/LR

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG