Newsweek - Eleições nos EUA - iG" /

Vantagem de Obama sobre McCain é de 15 pontos, diz pesquisa da Newsweek

WASHINGTON - O provável candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, tem 15 pontos de vantagem sobre seu concorrente republicano em intenções de voto, segundo uma pesquisa da revista Newsweek.

EFE |

A folga de Obama em relação a McCain apontada pela sondagem é muita maior que a verificada em outras pesquisas.

De acordo com a publicação, 51% dos eleitores americanos votariam hoje em Obama, contra 36% que apoiariam John McCain.

"Barack finalmente desponta", afirmou a revista, que disse que os resultados são um reflexo dos baixos índices de popularidade do presidente George W. Bush e da grande frustração dos americanos quanto ao rumo do país.

Da pesquisa, que tem uma margem de erro de quatro pontos e foi realizada nos dias 18 e 19 de junho, mais de dez dias depois que Hillary Clinton reconheceu sua derrota para Obama, participaram 1.010 adultos.

No entanto, os resultados não são respaldados por nenhuma outra sondagem.

Uma pesquisa do Instituto Gallup divulgada hoje dá a Obama apenas dois pontos de vantagem sobre McCain, enquanto outra realizada pelo Zogby diz que a diferença entre os dois candidatos é de cinco pontos.

Segundo a pesquisa da "Newsweek", apenas 14% dos entrevistados estão satisfeitos com o rumo do país, a mesma porcentagem de junho de 1992, quando uma recessão contribuiu para a vitória de Bill Clinton sobre George H.W. Bush nas eleições realizadas cinco meses depois.

A sondagem mostra ainda que Obama é muito apoiado pelos jovens (66%), enquanto McCain tem a simpatia de apenas 27% deles.

Em relação aos eleitores idosos, os dois candidatos aparecem empatados.

Leia mais sobre: eleições nos EUA

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG