Vantagem de Obama sobre McCain chega a 8 pontos

WASHINGTON - O democrata Barack Obama abriu 8 pontos percentuais de vantagem sobre o republicano John McCain há duas semanas da eleição presidencial norte-americana, segundo pesquisa Reuters/C-SPAN/Zogby divulgada na terça-feira.

Redação com agências internacionais |

Obama tem 50% da preferência dos prováveis eleitores, contra 42% de McCain. A vantagem aumentou se comparada com os 6 pontos percentuais de frente registrados por Obama na segunda-feira. A pesquisa, feita junto a 1.214 pessoas, tem margem de erro de 2,9 pontos percentuais.

"Foi outro grande dia para Obama", disse o especialista em pesquisas John Zogby. "As coisas estão claramente se movendo na direção de Obama."

Foi o segundo dia seguido que o democrata ganhou terreno em relação a McCain, no momento em que os dois candidatos chegam à reta final antes da eleição de 4 de novembro.

Obama, senador por Illinois, aumentou sua vantagem entre grupos-chave do eleitorado norte-americano. Ele tem agora 15 pontos de frente entre os indepedentes, contra 11 no levantamento anterior. Sua liderança entre o eleitorado feminino foi de 8 para 13 pontos.

O apoio de Obama entre os republicanos subiu de 9 para 12 por cento, após o democrata receber o apoio de Colin Powell , ex-secretário de Estado do presidente George W. Bush.

"Talvez esse seja o efeito Powell", disse Zogby. "Isso não foi só um apoio, foi uma declaração bastante poderosa."

O independente Ralph Nader tem 2% de apoio segundo a pesquisa, realizada entre sábado e segunda-feira, enquanto o libertário Bob Barr e a candidata do Partido Verde, Cynthia McKinney, ficaram com 1% cada.

Vantagem ainda maior

Outra pesquisa divulgada hoje pelo jornal "The Washington Post" aponta que Obama tem nove pontos de vantagem sobre McCain. A pesquisa, realizada junto com a cadeia "ABC" de televisão, afirma que 53% dos prováveis eleitores respaldam o senador de Illinois, Obama, e 64% o apóiam com "muito entusiasmo".

A 14 dias para a eleição presidencial, o senador do Arizona, McCain, conta com o apoio de 44% dos prováveis eleitores, e apenas 40% deles o respaldam com "muito entusiasmo", segundo a pesquisa. "Entre todos os eleitores registrados, Obama tem uma vantagem de 10 pontos, com 52% de apoio", noticiou o "The Washington Post".

Cerca de 55% dos perguntados acreditam que Obama entende melhor os problemas econômicos dos americanos, acrescentou a pesquisa. Já 36% afirmam que McCain compreende essas dificuldades melhor.

O site RealClearPolitics.com, que compila uma média de resultados de diversas pesquisa, mostra hoje Obama com uma vantagem de 6 pontos sobre McCain.

Leia também:

Leia mais sobre eleições nos EUA

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG