The New Yorker mostra Obama com turbante e sua mulher com AK-47 - Eleições nos EUA - iG" /

Revista The New Yorker mostra Obama com turbante e sua mulher com AK-47

WASHINGTON - A revista The New Yorker gerou polêmica entre os partidários do candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, ao caricaturar o senador por Illinois na capa de sua próxima edição com uma túnica branca e de turbante ao lado de sua mulher, Michelle, com um fuzil AK-47.

EFE |

A publicação explicou que o artista Barry Blitt quis "satirizar na capa o uso de táticas de medo e desinformação utilizadas na campanha eleitoral para causar o descarrilamento na campanha de Obama".

No entanto, os que apóiam Obama não acharam graça da caricatura, que mostra o senador e sua mulher em um salão onde há um retrato de Osama bin Laden.

A imagem mostra, ao fundo, uma bandeira dos Estados Unidos pegando fogo em uma lareira.

AFP
Caricatura de Obama gera polêmica nos EUA

O comitê de campanha de Obama reagiu imediatamente e disse que a capa da publicação é de "mau gosto e ofensiva".

"A 'New Yorker' poderia pensar, como um funcionário nos explicou, que a capa é uma sátira da caricatura que os críticos da ala direita tentaram criar do senador Obama, mas a maioria dos leitores a verá como de mau gosto e ofensiva; e nós também achamos isso", afirmou o porta-voz do candidato democrata Bill Burton.

Assessores do aspirante republicano, John McCain, se solidarizaram com a de Obama ao afirmar em um e-mail que concordam com Burton, ao afirmarem que a capa "é de mau gosto e ofensiva".

A capa da "New Yorker" repercute uma polêmica surgida em fevereiro quando foi divulgada uma fotografia na qual Obama está vestido de trajes típicos da Somália.

A foto, tirada em 2006 durante uma viagem de Obama ao Quênia, o país natal de seu pai, mostra o senador vestido com um turbante e uma túnica branca.

Também houve rumores de que Obama seria muçulmano, algo que o próprio senador desmentiu várias vezes.

Leia mais sobre: eleições nos EUA

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG