Saiba tudo sobre a corrida à Casa Branca http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoeseua/2008/10/22/eleitoras_americanas_podem_decidir_eleicao_em_favor_de_obama_2060583.html target=_topEleitoras americanas podem decidir eleição em favor de Obama Direto dos EUA: http://colunistas.ig.com.br/fronteiralivre/ target=_toprepórter do iG acompanha a reta final da disputa " / Saiba tudo sobre a corrida à Casa Branca http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoeseua/2008/10/22/eleitoras_americanas_podem_decidir_eleicao_em_favor_de_obama_2060583.html target=_topEleitoras americanas podem decidir eleição em favor de Obama Direto dos EUA: http://colunistas.ig.com.br/fronteiralivre/ target=_toprepórter do iG acompanha a reta final da disputa " /

Republicanos de Ohio são 100% Sarah Palin

GREEN - Sarah Palin é uma unanimidade entre os partidários republicanos de Ohio. Linda, inteligente, íntegra, doce, são os adjetivos mais usados pelas pessoas que compareceram ao comício de John McCain e Sarah Palin na quarta-feira, em Green, cidade no interior do Estado. http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoeseua/ target=_topSaiba tudo sobre a corrida à Casa Branca http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoeseua/2008/10/22/eleitoras_americanas_podem_decidir_eleicao_em_favor_de_obama_2060583.html target=_topEleitoras americanas podem decidir eleição em favor de Obama Direto dos EUA: http://colunistas.ig.com.br/fronteiralivre/ target=_toprepórter do iG acompanha a reta final da disputa

Leandro Meireles Pinto, repórter do iG nos EUA |

Acordo Ortográfico

Apesar de fazer o comício em conjunto com John McCain, todas as vezes que os nomes dos candidatos eram anunciados pelas caixas de som o público aplaudia com mais intesidade o nome de Sarah Palin.

"Para ser honesto, meu suporte a John McCain não era 100%. Quando o senador trouxe Sarah Palin para a chapa republicana, eu fiz algumas pesquisas sobre ela e agora estou mil por cento apoiando McCain", afirmou Mike Gustiff, morador de Akron, Ohio. "Vim para o comício para ver Sarah Palin e mostrar nosso apoio", completou, ao lado da mulher, Jenna Gustiff, que também afirmou estar no estádio da Green High School só por causa da governadora do Alasca.

Carismática, Sarah Palin faz piadas com a platéia ao subir no palco e se identifica como uma "garota redneck", ou seja, uma "garota do interior", assim como a maioria das pessoas presentes no comício. "Além de ter mais experiência que Obama, Sarah é uma verdadeira patriota e se conecta com o americano comum. Por isso que estamos aqui hoje", afirmou Esther Barr, que viajou três horas com uma amiga para participar do comício de John McCain e Sarah Palin.


Comício com Sarah Palin e McCain reuniu cerca de 10 mil pessoas / Leandro M. Pinto

A suposta falta de experiência

Quando questionados sobre a experiência de Sarah Palin, os partidários republicanos são unânimes: "Sarah está pronta para ser vice-presidente".

"Eu amo Sarah Palin!", disse, entusiasmada, a empresária Hanna James. Segundo Hanna, que tem uma pequena fábrica de roupas em Caton, Ohio, experiência é o que não falta à candidata republicana. "Eu mantenho o meu negócio e sei como é difícil. Se ela conseguiu comandar o Estado do Alasca, acho que ela está pronta para governar", explicou.

Para a professora de Ensino Médio Katherine Witto, a aprovação do governo Palin no Alasca também deve ser observado. "Adorei o entusiasmo de Sarah Palin e acho que ela está pronta para ser vice-presidente. Ela é muito inteligente e tem 80% de aprovação no Alasca. Isso é muito importante", afirmou Katherine Witto, uma professora de Ensino Médio na região de Akron, Ohio.


"Eu também sou uma 'hockey mom'", diz placa de eleitora / Leandro M. Pinto

Debra Stone, mãe de uma menina de 2 anos, usa a maternidade como argumento para justificar a escolha de Sarah Palin como candidata a vice. "Ser mãe é um dos trabalhos mais difíceis no planeta e ela consegue balancear as contas, cuidar dos filhos, cuidar da casa. É disso que nosso país precisa", disse.

Mas nem todos acham que experiência administrativa é assim tão importante para governar os Estados Unidos. Para Jennifer Samson, de 24 anos e filha de um veterano da Guerra da Coréia, a experiência fica em segundo plano. "Sarah Palin tem garra e determinação e, no final das contas, isso acaba se sobressaindo sobre a experiência", disse.

Assista ao vídeo abaixo:

Leia mais sobre eleições nos EUA

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG