Relação dos Estados-chave na disputa pela Casa Branca

A eleição presidencial nos Estados Unidos, na qual o democrata Barack Obama e o republicano John McCain disputarão a Casa Branca, será decidida em alguns Estados-chave, onde o peso de um ou outro partido poderá designar o vencedor.

AFP |

  • Saiba tudo sobre a corrida à Casa Branca
  • Obama lidera por 14 pontos, diz pesquisa CBS/NYT
  • Direto dos EUA : repórter do iG acompanha a reta final da disputa

    Para ser eleito presidente nos Estados Unidos, é necessário conseguir o voto de 270 grandes eleitores, de um total de 538. O número desses eleitores é igual ao de legisladores de cada um dos 50 Estados no Congresso americano.

    Todos os Estados, à exceção de Maine e Nebraska, distribuem todos seus eleitores para o candidato com mais votos. Por isso, importa mais o número de Estados que apóiam um candidato do que a quantidade de votos de cidadãos em nível nacional.

    Segue abaixo a relação dos Estados cruciais:

    - Flórida (27 grandes eleitores): Um dos Estados mais disputados, tradicionalmente. Em 2004, Bush recebeu seu apoio por cinco pontos de vantagem. Em 2000, foi na Flórida que se decidiu a eleição. Os resultados foram questionados, e uma nova apuração de votos foi organizada para decidir entre Bush e Al Gore. Quando a Suprema Corte determinou o fim das contagens, Bush tinha 537 votos a mais do que o adversário. Nesta quarta-feira, uma pesquisa de Quinnipiac deu a Obama uma vantagem de 15 pontos nesse estado.

    - Pensilvânia (21 grandes eleitores): Em 2004, a vitória foi do democrata John Kerry. A Pensilvânia é um dos Estados onde os republicanos esperam ganhar apoio, mas Obama também tem 15 pontos de vantagem, segundo Quinnipiac.

    - Ohio (20 grandes eleitores): Em 2004, a eleição foi decidida nesse Estado. Bush ficou à frente de John Kerry por menos de 120 mil votos. Nenhum republicano chegou à Casa Branca sem ganhar em Ohio. No final de setembro, RCP registrou uma leve vantagem de McCain, mas agora, de acordo com Quinnipiac, Obama avança por 8 pontos.

    - Missouri (11 grandes eleitores): Missouri elegeu o vencedor em todas as eleições presidenciais do século passado - salvo a de 1956 - e em 2000 e 2004. Segundo RCP, os dois candidatos estão empatados, com leve vantagem de John McCain.

    - Colorado (9 grandes eleitores): Em 2004, Bush ganhou nesse Estado por cinco pontos, mas o Colorado, que conta com uma importante minoria hispânica, poderá optar pelo candidato democrata. Segundo RCP, Obama contava com cinco pontos de vantagem no final de setembro.

    - Novo México (5 grandes eleitores): Votou em Gore em 2000, mas escolheu Bush em 2004 por uma margem ínfima. Os hispânicos representam quase metade da população, e seu voto será decisivo. Segundo o RCP, Obama lidera as preferências.

      Leia tudo sobre: eleição

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG