Problemas econômicos garantem vantagem de Obama sobre McCain

WASHINGTON - Os problemas da economia dos Estados Unidos podem representar o fator fundamental para que o democrata Barack Obama vença o republicano John MCain nas eleições de novembro, segundo uma nova pesquisa divulgada nesta quarta-feira.

AFP |

O estudo do Economy.com , site da agência Moody's, sugere que Obama pode vencer em 33 Estados, além do Distrito de Colúmbia, com um total de 388 votos no colégio eleitoral, muito acima dos 270 necessários.

"Com a inflação alta e o mercado trabalhista prejudicado, as condições econômicas ainda favorecem o candidato democrata", afirma Augustine Faucher, diretora de macroeconomia do Economy.com.

Os resultados do modelo econômico utilizado no estudo são diferentes de recentes pesquisas, dos quais, em sua maioria, mostram Obama com uma vantagem nacional de apenas um dígito.

O modelo da Moddy's leva em conta as condições econômicas no momento da eleição, a cota do voto que os partidos receberam em cada estado na eleição anterior, e a "fatiga do partido em exercício", ou seja, a insatisfação com o partido no poder durante dois ou mais mandatos.

Leia mais sobre eleições nos EUA

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG