Pré-candidatos à Casa Branca prometem ser aliados próximos de Israel

Os pré-candidatos à Casa Branca destacaram os laços dos Estados Unidos com os israelenses e prometeram que os EUA continuarão sendo um aliado próximo de Israel, que completou, nesta quinta-feira, 60 anos de existência.

AFP |

"O que eu amo de Israel é que é uma democracia robusta (...) comprometida com princípios como o império da lei e os direitos e as liberdades civis", disse à CNN o senador por Illinois Barack Obama, que disputa a indicação democrata para a eleição presidencial americana em novembro.

Sua adversária, a senadora por Nova York Hillary Clinton, também felicitou o povo israelense por ter construído "uma democracia forte e vibrante". A ex-primeira-dama alertou, porém, que "apesar de tudo o que Israel conseguiu, sabemos que o Estado judeu ainda não está a salvo".

Já o candidato republicano John McCain lembrou que, "quando o presidente (americano) Harry Truman reconheceu o novo Estado de Israel há 60 anos, formalizou uma relação profunda e duradoura entre dois grandes povos".

Espera-se que o presidente americano, George W. Bush, una-se, na próxima semana, às comemorações da data, na viagem que fará pelo Oriente Médio.

Leia mais sobre: eleições nos EUA

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG