BBC diz que o mundo quer Obama como presidente - Eleições nos EUA - iG" /

Pesquisa da BBC diz que o mundo quer Obama como presidente

Londres - O democrata Barack Obama é o candidato presidencial preferido fora dos Estados Unidos, segundo uma pesquisa divulgada hoje pelo Serviço Mundial da BBC.

EFE |

A pesquisa, que ouviu mais de 22.500 pessoas de 22 países - entre eles o Brasil - entre julho e agosto, indica que 49% querem Obama como presidente americano, contra 12% que preferem o republicano John McCain.

Além disso, 46% dos entrevistados disseram acreditar que as relações dos EUA melhorarão se o democrata, de 47 anos, vencer as eleições presidenciais de 4 de novembro.

Somente 20% consideram que as relações dos EUA com a comunidade internacional melhorarão com um Governo presidido por McCain, de 72 anos.

"Um grande número de pessoas no mundo todo claramente gosta do que representa Barack Obama (primeiro candidato negro à Presidência dos EUA)", afirmou Doug Miller, presidente do GlobeScan, o instituto responsável pela pesquisa.

Os países mais otimistas sobre uma eventual Administração dirigida por Obama incluem alguns aliados de Washington na Otan, como Canadá (69%), Alemanha (61%), Reino Unido (54%) e Itália (71%).

Além do Brasil, a pesquisa internacional da "BBC" ouviu pessoas de Alemanha, Austrália, Canadá, China, Egito, Filipinas, França, Índia, Indonésia, Itália, Quênia, Líbano, México, Nigéria, Panamá, Polônia, Rússia, Cingapura, Turquia, Emirados Árabes Unidos e Reino Unido.

Leia mais sobre eleições nos EUA

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG