Pesquisa da BBC diz que Obama é o candidato preferido em 22 países

O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, é o preferido dos habitantes de 22 países, por ampla maioria, segundo uma pesquisa publicada nesta terça-feira pela BBC.

AFP |

Obama possui 49% das preferências de 22.000 pessoas entrevistadas. O republicano John McCain obteve 12% e 40% não se pronunciaram a respeito.

A vantagem de Obama frente a McCain vai de nove pontos percentuais na Índia aos 84% no Quênia.

"Uma grande quantidade de pessoas no mundo aprecia claramente o que Barack Obama representa", comentou o presidente do instituto GlobesScan que fez a pesquisa, Doug Miller.

"É muito significativo constatar que apenas 20% das pessoas pensam que McCain representaria uma melhoria das relações americanas com o mundo em relação à atual administração do presidente George W. Bush", acrescentou em um comunicado.

Em 17 dos 22 países, a maioria da população acredita que as relacões exteriores dos Estados Unidos melhorariam com Obama no poder, enquanto que a maioria das pessoas entrevistadas em 19 países acha que tudo permanecerá igual como sob a presidência Bush.

Na média, 46% das pessoas acreditam numa melhoria das relações com Obama e 7% numa deterioração. Entre os países mais otimistas a respeito figuram o Canadá (69%), França (62%) e Alemanha (61%).

A Rússia é o país mais indeciso, com 75% das pessoas interrogadas que não se pronunciaram.

A pesquisa foi realizada de 8 de julho a 27 de agosto entrevistando 22.531 adultos em 22 países: Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Filipinas, França, Índia, Indonésia, Itália, Quênia, Líbano, México, Nigéria, Panamá, Polônia, Reino Unido, Rússia, Cingapura e Turquia.

Leia mais sobre eleições nos EUA


    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG