Pesquisa aponta Obama 14 pontos à frente de McCain

WASHINGTON - O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, tem a maior vantagem até o momento em relação ao republicano John McCain, segundo o Centro Pew, que coloca o senador por Illinois 14 pontos à frente. A pesquisa divulgada hoje dá a Obama 52% de apoio popular, contra 38% de McCain.

EFE |


Segundo o Pew, a sólida vantagem de Obama reflete uma maior confiança nele, já que mais eleitores o vêem como melhor "preparado" e "centrado" que há um mês.

O mais importante, de acordo com o Pew, é que Obama é percebido como o candidato mais capaz - por uma margem de 53% contra 32% - de melhorar as condições econômicas nos EUA, que atravessa a pior crise dos últimos 80 anos.

Apesar dessas conquistas, os pesquisadores assinalam que a perda de confiança em McCain desponta como o fator mais significativo na corrida eleitoral neste momento.

Assim, 41% dos indagados acreditam que McCain tem um critério ruim, enquanto 29% dizem o mesmo sobre Obama.

Fora isso, o centro de pesquisas informa que diminuiu o número de eleitores que vêem McCain como um político capaz de motivar. Neste sentido, o republicano obteve 43% em uma enquete em setembro e conta com 37% agora. Pelo contrário, 71% dos consultados dizem que Obama gera expectativas positivas.

A pesquisa foi feita por telefone entre 2.599 eleitores e aconteceu entre 16 e 19 de outubro. A margem de erro é de 2,5%.

Outra pesquisa divulgada nesta terça pelo centro Zogby confirma o favoritismo de Obama, a menos de 15 dias das eleições de 4 de novembro.

A pesquisa, feita com 1.214 eleitores e realizada entre sábado e segunda-feira, dá a Obama oito pontos de vantagem (50% das intenções de voto contra 42% de McCain).

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG