Obama volta a liderar pesquisas de intenção de voto nos EUA

O candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama, voltou a liderar as pesquisas de intenção de voto, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira pela americana Universidade Quinnipiac.

AFP |

Obama aparece com 49% dos votos, contra 45% de seu rival republicano, John McCain. O senador por Illinois havia sido ultrapassado por McCain depois da convenção republicana no início do mês.

Os eleitores parecem mais sensíveis ao discurso de Obama sobre a economia, no momento em que o país atravessa uma grave crise financeira.

De acordo com a pesquisa da Quinnipiac, 51% dos eleitores consideram que as reduções de impostos propostas pelo senador do Arizona só beneficiarão os ricos, 9% dizem que ajudarão à classe média, diretamente afetada pela crise, e apenas 1% aos pobres.

Pelo contrário, 9% dos entrevistados acreditam que o programa fiscal de Obama beneficiará aos ricos, 33% à classe média e 22% aos pobres.

Obama conta com o apoio majoritário das mulheres (54% contra 40%) e com o apoio esmagador dos negros (93% contra 2%).

Além disso, ele tem a simpatia das pessoas de entre 18 e 34 anos (57% contra 37%) e uma leve vantagem entre as de mais de 55 anos (47% contra 45%).

McCain tem o apoio majoritário dos homens (50% contra 43%) e dos brancos (52% contra 43%). Os eleitores evangélicos também o apóiam em massa (71% contra 21%) e os da faixa etária 35-54 também (49% contra 47%).

A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 16 de setembro, com 987 pessoas em todo o país, e tem margem de erro de 3,1%.

Leia mais sobre eleições nos EUA

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG