Saiba tudo sobre a corrida à Casa Branca http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoeseua/2008/10/30/entenda_porque_ha_tanta_diferenca_nos_resultados_das_pesquisas_de_opiniao_nos_eua_2087374.html target=_topEntenda por que há tanta diferença nos resultados das pesquisas Direto dos EUA: http://colunistas.ig.com.br/fronteiralivre/ target=_toprepórter do iG acompanha a reta final da disputa http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/11/02/brasileiros_preferem_obama_por_representar_fim_da_era_bush_diz_especialista_2091708.html target=_topBrasileiros preferem Obama por representar fim da era Bush, diz especialista" / Saiba tudo sobre a corrida à Casa Branca http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoeseua/2008/10/30/entenda_porque_ha_tanta_diferenca_nos_resultados_das_pesquisas_de_opiniao_nos_eua_2087374.html target=_topEntenda por que há tanta diferença nos resultados das pesquisas Direto dos EUA: http://colunistas.ig.com.br/fronteiralivre/ target=_toprepórter do iG acompanha a reta final da disputa http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/11/02/brasileiros_preferem_obama_por_representar_fim_da_era_bush_diz_especialista_2091708.html target=_topBrasileiros preferem Obama por representar fim da era Bush, diz especialista" /

Obama tem 6 pontos de vantagem sobre McCain

WASHINGTON ¿ O democrata Barack Obama está seis pontos a frente do rival republicano John McCain, com um apoio estável aos dois candidatos, antes da eleição presidencial dos EUA na próxima terça-feira, de acordo com a pesquisa da Reuters/C-SPAN/Zogby divulgada neste domingo. http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoeseua/ target=_topSaiba tudo sobre a corrida à Casa Branca http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoeseua/2008/10/30/entenda_porque_ha_tanta_diferenca_nos_resultados_das_pesquisas_de_opiniao_nos_eua_2087374.html target=_topEntenda por que há tanta diferença nos resultados das pesquisas Direto dos EUA: http://colunistas.ig.com.br/fronteiralivre/ target=_toprepórter do iG acompanha a reta final da disputa http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2008/11/02/brasileiros_preferem_obama_por_representar_fim_da_era_bush_diz_especialista_2091708.html target=_topBrasileiros preferem Obama por representar fim da era Bush, diz especialista

Reuters |

Obama tem 50% das intenções de voto e McCain, com 44%. A margem de erro de 2,9% de pontos.

Há dois dias inteiros até o dia da eleição e, obviamente, tudo pode acontecer, mas é difícil ver até onde irá McCain a partir de agora, disse o entrevistador das pesquisas John Zogby.

De acordo com Zogby, os dados da pesquisa feita no fim de semana mostraram que ambos os candidatos estão consolidando o apoio de seus partidários ¿ mulheres e independentes estão com Obama, eleitores mais velhos e conservadores estão com McCain.

Todas as pesquisas de opinião nacional mostram a liderança de Obama, que também parece estar a frente de McCain no total de Estados em disputa, os quais acabarão decidindo a eleição.

McCain passou o sábado fazendo campanha na Virgínia e Pensilvânia ¿ Estados cujos estrategistas eleitorais consideram cruciais para suas esperanças de vitória ¿ enquanto Obama busca por vantagem em três Estados que votaram no presidente George W. Bush em 2004: Nevada, Colorado e Missouri.

A pesquisa mostrou que Obama foi bem entre os eleitores que já registraram seu voto na eleição, com vantagem de 56% sobre McCain, com 39%, quanto a esse grupo.

Mulheres e eleitores independentes, grupos que devem ter papel importante nesta eleição, continuam ajudando Obama, embora seus pontos não estejam tão a frente como no mês passado. Obama aproveita uma liderança de 8 pontos entre eleitoras e de 10 pontos entre eleitores independentes.

McCain continua tendo forte liderança entre eleitores brancos, 54% contra 40% do democrata, e entre eleitores que se identificam como membros da classe investidora, que o apoia com uma margem de 9 pontos.

Obama, que pode ser o primeiro presidente negro dos EUA, tem um apoio de 93% entre eleitores negros e 65% entre latinos. O candidato independente Ralph Nader recebeu 2% na pesquisa nacional e o liberal Bob Barr teve 1%. Cerca de 2% dos eleitores permanecem indecisos.

Todo o percurso da pesquisa, que durou de quarta-feira a sexta-feira, teve participação de 1.201 eleitores que provavelmente votarão na eleição presidencial. Neste tipo de pesquisa, os resultados mais recentes são acrescentados, enquanto os resultados dos dias anteriores são desconsiderados para monitorar as mudanças.

A presidência dos EUA é determinada por uma maioria do Colégio Eleitoral, que tem 538 membros ligados aos 50 Estados do país e o distrito de Colúmbia, de maneira proporcional a sua representação no Congresso Nacional.O candidato que obtém a maioria dos votos em um Estado leva o total de votos ao Colégio Eleitoral.

Por Andrew Quinn

Leia mais sobre: eleições nos EUA

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG