Obama se encontra com primeiro-ministro iraquiano

Bagdá - O primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, encontrou hoje em Bagdá o candidato democrata à Casa Branca, Barack Obama.

Ansa |

  • Saiba tudo sobre a corrida à Casa Branca
  • Perfil Barack Obama: a proposta da inovação na política
  • Perfil John McCain: o candidato amarrado a uma guerra impopular
  • Viagem de Obama é pra ingleses (e americanos) verem 
  • Após Afeganistão, Obama chega ao Iraque

  • Maliki discutiu com Obama diversas questões, entre elas "o futuro da presença militar americana no Iraque", segundo informações da agência Aswat al-Iraq, citando uma fonte do Conselho dos Ministros iraquiano que pediu para ser mantida em anonimato. A mesma fonte afirmou que o primeiro-ministro recebeu pessoalmente Obama na sua chegada à Bagdá e também conversou com ele sobre a possibilidade de reduzir o número de militares das forças internacionais no Iraque.

    O candidato democrata à Casa Branca chegou esta manhã no Iraque, segundo a embaixada norte-americana. "O senador Barack Obama chegou no Iraque com uma delegação parlamentar, ao lado dos senadores Chuck Hagel e Jack Reed", disse o porta-voz da embaixada dos EUA em Bagdá, Armand Cucciniello.

    O candidato democrata veio do Kuwait, onde esteve após sua visita ao Afeganistão, ontem, que foi a primeira etapa da viagem do senador de Illinois pelo Oriente Médio e Europa. Ao longo do dia, Obama deve se encontrar com outros políticos iraquianos de relevo.

    "Os senadores terão um dia cheio", disse o porta-voz da embaixada dos EUA, que não divulgou, porém, onde Obama aterrissou e se ele se encontra ainda na capital. "Os senadores encontrarão funcionários iraquianos, chefes da coalizão e diplomatas norte-americanos. Além disso, encontrarão também militares norte-americanos e civis que trabalham no Iraque."

    Está é a segunda viagem do senador de Illinois ao Iraque. A sua primeira rápida visita foi em janeiro de 2006.

    Leia mais sobre: eleições nos EUA

    • Leia tudo sobre: eleições nos eua

      Notícias Relacionadas


        Mais destaques

        Destaques da home iG