Obama pode derrotar McCain em eleições de novembro, diz John Edwards

Washington - O ex-pré-candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, John Edwards acredita que o virtual candidato de seu partido, Barack Obama, pode unir a legenda e derrotar o republicano John McCain em novembro, afirmou nesta sexta-feira.

EFE |

Em entrevista concedida ao programa "Today", da rede de televisão "NBC", Edwards se recusou a revelar o pré-candidato que apóia, mas indicou que Obama parece muito encaminhado a ser o candidato democrata para as eleições de 4 de novembro.

Segundo o ex-senador pela Carolina do Norte, Obama "se comportou bastante bem até agora sem o seu apoio".

Obama derrotou sua rival pela candidatura democrata Hillary Clinton por 14 pontos percentuais nas primárias da Carolina do Norte, e perdeu por uma margem de apenas dois pontos nas de Indiana, na última terça-feira.

Isso lhe deixa, segundo os cálculos do site de comentários políticos Real Clear Politics com 1.852 delegados, frente aos 1.695 de Hillary. Para ganhar a candidatura são necessários 2.025 delegados.

Restam ainda por disputar prévias em seis estados, mas no total só restam 217 delegados, e por isso as possibilidades reais de Hillary obter a candidatura são muito limitadas.

Segundo Edwards, qualquer dos dois aspirantes democratas poderia vencer McCain em novembro.

"Se Barack for o candidato, a pergunta é se estaremos unidos para garantir que todos esses eleitores que necessitamos em novembro irão votar nele", declarou.

Leia mais sobre: Eleições nos EUA

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG