mudança radical em política ambiental, diz ministro alemão - Eleições nos EUA - iG" /

Obama não trará mudança radical em política ambiental, diz ministro alemão

BERLIM - O ministro de Assuntos Exteriores alemão, Frank-Walter Steinmeier, afirmou hoje que o presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, não fará uma mudança radical na política ambiental de Washington.

EFE |

"A proteção ao meio ambiente também não será no futuro um tema prioritário nos Estados Unidos", disse Steinmeier, durante conferência sobre os efeitos da mudança climática nas políticas de segurança realizada até amanhã, em Freiburg (sudoeste da Alemanha).

O ministro afirmou que não tem "expectativas elevadas demais" diante de uma possível mudança de rumo ambiental em Washington, pois, segundo ele, nos EUA, "a questão principal sempre foi a segurança energética".

Além disso, há "a consideração sobre como o país pode se tornar independente de fornecedores incertos de energia como, por exemplo, a Venezuela", afirmou.

Segundo o ministro, os EUA, "em conjunto", não estão preparados para fazer a contribuição necessária para atenuar as conseqüências negativas da mudança climática.

Para Steinmeier, "Obama só" não conseguirá generalizar uma política mais respeitosa ao meio ambiente, mas destacou que a Europa não deve "desanimar" com isso, já que a proteção ambiental deve "ser levada adiante".

Cerca de mil especialistas participam entre hoje e amanhã do congresso sobre mudança climática organizado pelo Ministério de Exteriores alemão em Freiburg, entre eles o presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, Rajendra Pachauri. EFE nvm/an

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG