Obama mantém vantagem de 7 pontos sobre McCain

WASHINGTON - O democrata Barack Obama manteve a vantagem de sete pontos percentuais sobre o republicano John McCain na pesquisa Reuters/C-SPAN/Zogby divulgada nesta sexta-feira, a quatro dias da eleição presidencial norte-americana.

Redação com agências internacionais |

Leando M. Pinto
Obama durante comício
Barack Obama durante comício
Obama tem 50% da preferência dos prováveis eleitores, contra 43% de McCain, praticamente os mesmos números de quinta-feira. A pesquisa, feita por telefone entre terça e quinta-feira com 1.201 pessoas, tem margem de erro de 2,9 pontos percentuais.

"Essencialmente, não há diferença na pesquisa de hoje", disse o especialista em pesquisas John Zogby. "Obama está segurando firme e McCain não está ganhando terreno."

É o segundo dia seguido que Obama atinge a marca de 50% de apoio e a oitava vez que ele atinge essa marca nas últimas 11 pesquisas. O apoio a McCain não passou de 45% por mais de três semanas de pesquisas diárias.

O apoio a Obama manteve-se firme entre importantes grupos do eleitorado, com 15 pontos de vantagem entre os independentes, 9 pontos entre as mulheres, 5 pontos entre os homens e 9 pontos entre os católicos.

Reuters
McCain durante comício
John McCain durante comício
"Se você fosse John McCain você gostaria de ver algo mudando nessa disputa, e isso não está acontecendo", disse Zogby.

O independente Ralph Nader ficou com 2% na pesquisa nacional e o libertário Bob Barr 1%. Cerca de 2% declarou-se indeciso.

Outros números

Em outra pesquisa divulgada nesta sexta-feira  realizada pela emissora CBS e o diário The New York Times, o candidato republicano John McCain está 11 pontos atrás de seu rival democrata.

A enquete diz ainda que quase seis de cada dez eleitores não consideram a companheira de chapa de McCain, Sarah Palin, qualificada para concorrer nas eleições presidenciais.

Leia mais sobre eleições nos EUA

    Leia tudo sobre: eleições nos eua

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG